Adotar uma criança é um gesto de amor, mas os trâmites para conquistar esse direito não são tão rápidos. Os alunos entre o sexto e o nono ano da Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti, do bairro Raichaski, em Içara, se engajaram no apoio a um casal que busca realizar o sonho de adoção há cerca de um ano e meio. Os estudantes confeccionaram 444 Tsurus para colocar na exposição “Gestações”, idealizada pela fotógrafa Jessica Medeiros, que ocorre durante o mês de maio no Nações Shopping, em Criciúma.

De acordo com a lenda de origem japonesa, o Tsuru é uma ave que representa o desejo de sorte, saúde e felicidade, e que a cada mil Tsurus dobrados um desejo se realiza, principalmente se for relacionado à família e a conquistas. “Colocamos para os alunos a história da ave japonesa, bem como a realização e o objetivo da exposição que acontece no Shopping e iniciamos a confecção do material”, explicou a diretora da escola, Gabriella Biella.

Envolvimento

“Fomos contactados e iniciamos uma conversa com a Jessica para que nossos alunos colaborassem com a ação. Para nós é muito gratificante envolver o nome da escola em projetos como este, será motivo de muita satisfação contribuir para que o sonho do casal se realize”, acrescentou a diretora.

Conforme Jessica, o projeto vem sendo estudado e idealizado desde o ano passado, quando decidiu fazer algum trabalho de cunho social. “Buscava algo que tivesse relacionado à minha história para dar um sentido maior. A exposição tem o objetivo de desmitificar o assunto adoção e contribuir e incentivar as famílias a adotar”, explicou.

A exposição conta com fotos e a história resumida de seis famílias que alcançaram o objetivo de adotar. Os alunos visitaram o local nesta segunda-feira, e puderam observar de perto suas contribuições expostas. “Achei muito interessante porque com esse gesto estamos ajudando a se formar mais uma família e a exposição mostra o carinho e o amor que os casais têm pelas crianças”, ressaltou a aluna do sexto ano, Susana Isabel da Silva.

Os demais Tsurus podem ser confeccionados e depositados por visitantes no local da exposição que ficará aberta até o dia 31 deste mês.