Líderes municipais da Amrec solicitam reunião com secretário de Saúde do Estado

A Maternidade do Hospital São Donato, que estava com prazo de suspensão até esta terça-feira, dia 30, teve prazo de atendimento prorrogado até ao meio dia de sábado, dia 4. Isso porque o Prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon e demais representantes de municípios da Amrec solicitaram reunião, em Florianópolis, com o secretário de Saúde do Estado, Helton Zeferino para tratar do assunto em reunião a ser realizada na quinta-feira.

Nessa segunda-feira, os líderes de aproximadamente 10 municípios da região estiveram reunidos em Içara para falar sobre o repasse de R$ 150 mil que o Governo do Estado deixou de repassar desde o fim do ano passado.

“Considero uma reunião bem representativa e todos os integrantes da Amrec presentes foram unânimes sobre a questão da maternidade: ninguém vai abrir mão do repasse para a Maternidade do HSD”, revela o prefeito de Içara. “Só existem duas maternidades na região. Se fechar em Içara, haverá apenas no Hospital Santa Catarina, o que tornaria a situação insustentável”, afirma.

De acordo com o prefeito de Içara, o último levantamento de atendimentos realizados mostra que a Maternidade do Hospital Santa Catarina está com 19% acima da sua capacidade, mesmo com a Maternidade do São Donato funcionando. ”Se a Maternidade do Hospital São Donato fechar, a situação piora ainda mais e isso não pode se ocorrer”, pontua.