Festa da Misericórdia

Foi no Jubileu do ano 2000 que o então Papa São João Paulo II proclamou o primeiro domingo após a Páscoa como o “Domingo da Divina Misericórdia”. O papa polonês que também canonizou sua conterrânea, Santa Faustina, a quem Jesus revelou o culto à Divina Misericórdia, já havia escrito em sua encíclica sobre a misericórdia: “Em nenhum momento e em nenhum período da história – especialmente numa época tão crítica como a nossa – a Igreja pode esquecer a oração, que é o grito de apelo à Misericórdia de Deus perante as múltiplas formas de mal que pesam sobre a humanidade e a ameaçam”.
Neste sentido, o Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, que celebrou dois anos de sua inauguração na terça-feira, celebrou, neste domingo, a Festa da Misericórdia. Conforme o reitor, padre Antônio Vander da Silva, milhares de peregrinos são levados pela fé, diariamente e, mais intensamente, aos finais de semana, ao complexo onde se contempla toda a caminhada de Jesus desde a paixão até a cruz, onde, por amor, o Filho de Deus entrega sua vida e perdoa os pecados da humanidade.
Durante semana, o Santuário já realizou uma série de celebrações, todos os dias, com a presença de bispos dos três estados do Sul, padres, lideranças civis e religiosas de toda a Diocese de Criciúma e caravanas de diversos lugares. O ponto alto da festa ocorreu  neste domingo, quando foram celebradas cinco missas: às 10 horas, presidida pelo Bispo de Criciúma, Dom Jacinto Flach; às 13 horas, pelo Arcebispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Aparecido Donizeti; às 15 horas, pelo Bispo de Chapecó, Dom Odelir Magri; às 17 horas, pelo Arcebispo Emérito de Aparecida, o Cardeal Dom Raymundo Damasceno e às 19 horas, pelo sacerdote e cantor Padre Antônio Maria.
Além dos muitos momentos celebrativos, o Santuário, com o desejo de, cada vez mais, tornar seu complexo um ambiente favorável à oração e que desperte a interiorização dos peregrinos,  inaugurou e abençou, na manhã de domingo, algumas obras. Entre elas, a pavimentação de 1.500m² do pátio, feita com paver, além da bênção das imagens dos quatro evangelistas, do Sagrado Coração de Jesus, de Santa Margarida Maria Alacoque e de duas mãos que sustentarão o Coração de Jesus. Também foi abençoada a pedra fundamental da livraria e loja de artigos religiosos, que será inaugurada no próximo ano.

São José Operário

O estacionamento ao lado da Catedral São José, no centro de Criciúma, já dá lugar às tendas e demais estruturas necessárias para mais uma festa em honra a São José Operário. Esta é a segunda festividade do ano realizada pela Paróquia ao seu Padroeiro, lembrado pela Igreja no dia 19 de março, como Esposo de Maria, e no dia 1º de maio como o carpinteiro de Nazaré, patrono dos trabalhadores.
Se é do trabalho que se tira o sustento para a vida, a festa de São José Operário, mais uma vez, torna-se sinal da Providência para centenas de voluntários que abraçam a causa de diversas instituições filantrópicas de Criciúma, como rosto da Igreja que vai ao encontro dos irmãos que mais necessitam. Além das celebrações religiosas, com missas e bênçãos especiais a cada dia, a festa também terá seu valor pela solidariedade: toda renda obtida será doada para uma série de entidades que atuarão nas barracas com auxílio de festeiros representantes de pastorais e movimentos da Igreja. A festa começa na quarta-feira, 1º, e segue até domingo, 05 de maio.

Lançamento de CD e DVD

Valorizar quem é da terra. Este sempre foi um dos objetivos da Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá e, neste ano de 2019, não será diferente. A partir deste domingo, diversas atrações estão programadas. Um importante acontecimento será o lançamento do CD Maranata, de Léo Ferrarezi, que acontecerá no dia 30, no Centro de Pastoral Nossa Senhora Mãe dos Homens.
O cantor araranguaense iniciou em 1995 sua carreira na música, sendo que em 2015 lançou seu primeiro CD do músico, junto com o ministério Voz na Igreja, sendo que dois anos depois, o grupo gravou o segundo CD, em São Paulo, e na ocasião Léo aproveitou para gravar também seu primeiro disco solo. Em 2018 foi lançado o primeiro DVD do cantor, que teve como tema “Vem ser feliz”, e neste ano 10 novas canções compostas por ele estarão no CD e DVD que tem como título “Maranata”, que significa “Vem Senhor Jesus”.