Sandro candidato

Vice-prefeito de Içara Sandro Giassi Serafim confirmou que vai aproveitar o evento regional do MDB neste sábado em Içara para lançar oficialmente seu nome como pré-candidato ao Governo de Içara. “Eu entendo que ao lado do prefeito Murialdo pude contribuir para que a cidade tivesse uma evolução em todos os setores. Quem mora em Içara percebe o quanto a cidade melhorou, se transformou nestes últimos anos. Somos o município que tem os melhores índices de desenvolvimento e que mais tem ampliado a qualidade de vida. Eu entendo que posso contribuir para que esses bons índices sejam mantidos. Sou sim pré-candidato e vou colocar meu nome à disposição”, ressalta. Sandro, aliás, só tem essa alternativa. Como já foi vice-prefeito em dois mandatos seguidos não pode disputar outro nessa condição por isso precisa trabalhar para consolidar seu nome como candidato e encontrar também o clima ideal para o que o MDB tenha a cabeça de chapa.

Outros nomes

Nos próximos dias o MDB de Içara deve ganhar pelo menos mais um nome como pré-candidato a disputa eleitoral no próximo ano. Há nos bastidores um grupo articulando forte para que o partido passe a incluir na lista dos pré-candidatos a prefeito o nome da Secretária de Saúde Jaqueline dos Santos. Jaqueline surgiria como fato novo e tem também a seu favor os bons números que obteve no comando da Secretaria de Educação e agora na Secretaria de Saúde.

Mais mulheres

Outras mulheres que integram o governo também estão sendo incentivadas a participar do processo eleitoral em Içara. Um outro nome citado recentemente é o da secretária Gerusa Bolsoni. Por ora, ela não ainda não se manifestou sobre o assunto.

Mobilizar

Governo de Içara deve mobilizar a bancada do Sul para tentar encontrar uma saída definitiva para a falta de recursos do São Donato. Direção e prefeitura querem um compromisso do Estado. ‘o São Donato recebe quase nada do Estado e isso precisa mudar. Só quando tivermos a segurança de que o dinheiro não irá mais faltar é que vamos tocar adiante o debate da UTI. Quanto a maternidade, enquanto o dinheiro não vier, vamos suspender tudo inclusive o atendimento na maternidade”, destaca Júlio de Lucca.

Temor

O governo Federal não está repassando os recursos referentes as obras de macrodrenagem e da Praça do Bairro Presidente Vargas. O que chama atenção é que todo o processo burocrático foi superado e os contratos devidamente assinados. No entanto, até agora, as empresas ainda não viram a cor do dinheiro. É um cenário que preocupa. Se o dinheiro não entrar na conta em breve, pode ter empresa suspendendo os trabalhos.

Em Criciúma

Empresário Gilson Pinheiro está sendo incentivado a entrar no processo eleitoral. Nos últimos dias tem se colocado como um dos críticos mais ferrenhos do prefeito Clésio Salvaro. Por ora ele não tem filiação partidária, mas vem conversando sobre o assunto nos bastidores. O mais provável é que Pinheiro se transforme no grande apoiador de Júlio Kaminski, que mesmo no PSDB se tornou o principal crítico de Salvaro. Kaminski tem convite de vários partidos, mas seu caminho mais provável deve ser mesmo o PSL. A alternativa seguinte seria o Democratas.

No Rincão

No Balneário Rincão a oposição tem se mexido pouco, mas a tendência é que nos próximos meses comece a se articular para tentar destronar Jairo Custódio. A tarefa, no entanto, não será fácil. Jairo tem acumulado uma boa aprovação ao longo desta primeira metade de mandato.

Transparência

Conhecido pelo trabalho voluntário que faz de vigilância sobre as contas e atos públicos em todo o país, o Observatório Social agora trabalhará em conjunto com o Governo do Estado. A parceria foi firmada pela Secretaria de Estado da Administração (SEA) com o braço estadual do Observatório Social do Brasil em Santa Catarina (OSB-SC). A ideia partiu do governador Carlos Moisés, com o objetivo de aumentar a transparência por meio do fortalecimento do acesso da sociedade civil às informações da administração pública.

Aproximação

A aproximação começou a ser consolidada pela Diretoria de Gestão de Materiais e Serviços da SEA, que é responsável por editar as normas de compras e aquisição de serviços em todos os órgãos do Executivo estadual. Voluntários do OSB-SC conheceram como funciona a atuação do setor. “Apresentar para o Observatório Social nossa metodologia de trabalho na gestão das compras públicas faz com que os próprios voluntários da instituição possam se tornar mais efetivos em suas fiscalizações, como traz para os gestores o conhecimento necessário com relação ao que a população espera sobre transparência”, explica a diretora de Gestão de Materiais e Serviços, Karen Bayerstoff.

Reforma Administrativa

Chegou ao fim o ciclo de audiências públicas para debater a proposta de Reforma Administrativa do Governo do Estado. Em três dias consecutivos, o primeiro escalão do Executivo estadual esteve na Assembleia Legislativa para tirar dúvidas sobre aspectos do projeto, que deve ser votado no fim de maio pelos deputados catarinenses. Representante do governador nas audiências, o secretário Douglas Borba fez uma avaliação positiva dos três dias de debates. “É um momento onde a democracia preponderou. O Executivo esteve aqui dentro do Parlamento dialogando com os 40 deputados, com a sociedade civil e também com os servidores sobre diversos pontos dessa Reforma que tem dois pilares como alicerce: a economicidade, com a perspectiva de uma economia de R$ 500 milhões ao longo de quatro anos, e a eficiência, com a eliminação de estruturas sobrepostas”, afirmou o secretário.

Fecan

A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) acompanha a discussão para elaboração do currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Santa Catarina desde 2017. Neste ano, garantiu a participação no Comitê Executivo e a inclusão de 43 representantes dos colegiados regionais nos seminários que debatem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Homologada em dezembro de 2017, a BNCC define os conhecimentos essenciais que todos os estudantes têm o direito de aprender. A Base é referência para a elaboração dos currículos em todas as redes e escolas do país, além de orientar mudanças nas políticas educacionais de currículo, na formação dos professores, avaliações e materiais didáticos de ensino. Santa Catarina é o único Estado do Brasil que ainda não definiu o seu documento.