Plantas com alto valor nutricional fazem parte do cardápio escolar

161

As PANC’s (plantas alimentícias não convencionais) são oferecidas em escolas municipais de Içara

As PANC’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais) são alimentos que fazem parte do cardápio das escolas municipais de Içara há mais de um ano. De lá para cá, os principais alimentos agregados ao cardápio tradicional foram: açafrão da terra, Ora-pró-nóbis, biomassa da banana, beldroega, azedinha, capuchinha, moringa e caruru. De acordo com a nutricionista Carol Moriconi, da equipe que estabelece o cardápio de merenda da rede municipal de ensino, estes alimentos são acrescentados às receitas e não interferem no sabor do alimento. “O que acontece é que o alimento fica mais rico em valor nutricional e consequentemente torna-se uma alimentação mais saudável”, explica Moriconi.

Atualmente, Içara conta com 130 merendeiras que passam por curso de 24 horas no total para aprenderem as receitas das PANC’s. “A gente passa também a importância de acrescentar esses alimentos ao cardápio. Elas acabam entendendo a importância e todos contribuem para uma refeição com mais valor nutricional”, conta. Além disso, um concurso promovido pela Prefeitura entre as merendeiras está previsto para acontecer em julho, durante as férias escolares. “A gente aproveita para ver a criatividade e proatividade das merendeiras e fazer com que elas se sintam ainda mais engajadas”, afirma. “A gente aproveita todas as paradas para chamar elas e transmitir ensinamentos. Elas mesmas pedem isso e gostam dessa capacitação, desse treinamento”, ressalta. No início do ano, as merendeiras foram chamadas para experimentarem novas receitas de bolos e sucos e outros alimentos preparados com a adição das plantas PANC’s (plantas alimentícias não convencionais).

Destaque nacional

A alimentação saudável no cardápio escolar já é colocada em prática há alguns anos. Em 2017, o município de Içara se inscreveu no concurso do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que é um concurso de boas práticas da agricultura familiar na alimentação escolar. 25 municípios foram premiados e Içara entrou na categoria dos alimentos orgânicos “De tudo que vem de recurso federal para ser aplicado na alimentação escolar, a gente utiliza 85% com agricultura familiar do município e, desde 2018, a gente usa as PANC’s na alimentação escolar”, revela Carol. “Toda vez que a gente vai introduzir algum tipo de alimento que não faz parte da rotina, a gente faz um curso de culinária com as merendeiras”, pontua.