Toninho no PDT

Fontes ligadas ao PDT indicam que o vereador Toninho de Mello deve mesmo deixar o MDB e migrar para o 12. As conversas estão em estágio bastante adiantado e vem sendo conduzidas pelo empresário Joelson Cardoso, o Cardeal. Toninho aguardar a janela e mudar de partido com foco na disputa eleitoral do próximo ano. A primeira sinalização desta mudança de legenda deve ser dada em breve com a migração de um grupo de apoio de Toninho. Em se confirmando a mudança, para o parlamentar não será novidade, mas sim um retorno para casa. Foi do PDT que Toninho veio para o MDB e acabou se elegendo quatro vezes.

Com PP

Ainda com relação ao PDT o partido segue nos bastidores conversando sobre possíveis alianças para o próximo ano. Como a coligação que hoje administra a cidade tem tudo para se repetir o mais provável é que o partido se aproxime do PP e apoie a disputa de Dalvania Cardoso para o Governo da Cidade. Por ora os Brizolistas tem em Joelson Cardoso Cardeal o seu pré-candidato.

Positiva

O relatório ainda não está pronto, mas a projeção da CDL de Içara é de uma páscoa acima da média. “Ainda não temos todos os dados, mas tivemos um sábado de movimento intenso e a aposta é que vamos bater os 5% de crescimento projetados pela FCDL Agora já vamos pensar no Dia das Mães. É uma data sempre de muita expectativa do Comércio, é o nosso segundo natal e vamos trabalhar para que essa projeção se confirme”, explica Alexandre Fernandes, presidente da CDL de Içara

Grande perda

Fim de semana de Páscoa também foi de despedida do professor Toninho Milioli. Era um apaixonado pela educação e pela Unesc, onde foi reitor durante dois mandatos. Irão do Grande Chico Milioli Neto era uma figura de espírito elevado, que ajudou a Unesc a entrar em uma nova era e que, com certeza, fará falta a região. Toninho foi mais uma a perder a batalha contra o câncer.

 

Em Brasília

Deputados que representam o Sul na Capital Federal tem encontro hoje para tentar resolver o impasse no Aeroporto de Jaguaruna. Conversei com a deputada Geovania de Sá e ela me disse que o desafio é fazer a Anac, RDL e Latam entrarem em um consenso. “O Governador já se comprometeu a resolver estas questões de segurança para assegurar que os passageiros que compram passagens saibam onde vão aterrissar e onde vão decolar. Vamos agora conversar com a ANAC e tentar resolver esse assunto”.

MDB Articula

Emedebistas de toda a região tem encontro neste fim de semana em Içara. Vão debater os rumos do partido e, claro, o processo eleitoral de 2020. Além das principais lideranças políticas do Sul do Estado o encontro também vai contar com a presença do Deputado Federal Celso Maldaner. O ato será realizado no auditório da Câmara de Vereadores. Além do MDB muitos prováveis parceiros no pleito do próximo ano devem marcar presença no encontro, nem que seja para dar um oi.

Impeachment

Deputado Marco Feliciano, do Podemos, protocolou na última semana na câmara um pedido de impeachment contra o vice-presidente. Feliciano, que é vice-líder do Governo afirma que Hamilton Mourão está cometendo crimes de responsabilidade Em discurso no plenário, Feliciano explicou sua decisão e chegou a citar “curtidas” feitas por Mourão nas redes sociais como um exemplo de “comportamento indecoroso em várias ocasiões” contra o presidente Jair Bolsonaro. Ele chegou a citar o caso de Dilma Roussef e deixou a entender que o vice estaria preparando a cama para o presidente

Em Nova Veneza

Construtora Baldissera está lançando mais um belo empreendimento. Quartiere Casatello será erguido em Nova Veneza e vai explorar as potencialidades do município mais italiano da região para atrair quem quer morar perto da natureza, em um ambiente de tranquilidade e em uma cidade destaque pela qualidade de vida.

Violência

Comissão criada na Câmara de Vereadores de Içara para discutir violência doméstica se reuniu ontem para analisar os números apresentados pela Polícia Militar. Os números mostram, por exemplo, que entre 2017 e 2018 o número de ocorrências cresceu 50%. “Mas esse dado é muito maior porque há um número grande de mulheres que não registra os casos na polícia e que vai apenas no Cras e no Creas para buscar informações, conselhos. Então precisamos integrar esses números para ter de fato a noção exata do tamanho do problema”, ressalta a vereadora Edna Benedet

Educação ambiental

Atividades de educação ambiental a serem colocadas em prática no Sul catarinense voltaram a ser discutidas em uma reunião que envolveu representantes dos Comitês das Bacias dos Rios Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba e Urussanga, com o gerente de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e presidente da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA), Humberto Geraldo Releon.

Educação ambiental II

De acordo com a assessora técnica e engenheira ambiental do Comitê Araranguá, Michele Pereira da Silva, tais ações já estão elencadas no Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá, no que diz respeito à construção de parcerias entre atores do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos e os do Sistema Educacional, para que se mantenham os movimentos já realizados pelo Comitê em relação à educação ambiental, com ênfase na preservação e na conservação dos rios.