Igreja da Misericórdia – Padre Antoninho Rossi

A Igreja da Misericórdia do centro de Içara era conhecida como Igreja São Donato. O terreno foi adquirido em 1945 e a construção foi iniciada em 1950. A inauguração festiva ocorreu no dia 11 de fevereiro de 1951. Disse naquela época o Padre Agenor Neves Marques: “O povo iniciou em 1944 um majestoso templo de duas torres. Artística imagem entalhada em madeira, doada pela Senhora Catarina Rizzieri.”  Os filhos de Içara na pequena Igrejinha construída não deixavam de assistirem as missas e batizarem seus filhos… E fotografavam os casamentos inesquecíveis… Todos os religiosos abraçavam a Igrejinha, decoravam com as mais belas rosas. Quando morriam a despedida na Igrejinha tão bela e amada.

Durante a construção os religiosos filhos da Terra trabalhavam nos feriados, sábados e domingos. Diversas doações aconteciam e os agricultores na luta batalhavam nos carros de bois, e só existia amor. Nas terras distantes buscavam: cimento, cal, areia, pedras, tijolos, portas, janelas, forros, sinos, pisos e quase todos os móveis que permanecem na Igrejinha até os dias de hoje. Em forma de agradecimento os doadores recebiam homenagens dos pintores, e seus nomes e sobrenomes surgiam nas pinturas internas da Igrejinha. Em 1955 a decoração nasceu das mãos do pintor Pedro Cechett. Admirado, pois anteriormente se especializou em pinturas sacras nas mais admiráveis escolas italianas. O primeiro pároco Padre Boleslau Smielewski ainda jovem se dedicava com amor, trabalhava e lutava para agradar o povo Içarense. Em 1956 o Padre Bernardo Junkes assumiu e permaneceu toda a sua vida.

No dia 27 de maio de 1986, através da Lei número 612, o prefeito Artur Zanolli sancionou a transformação da igreja em “Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes”. Existia amor e acontecia vários eventos culturais… Porém, alguns religiosos e os Padres entristeciam…

Os Padres lutaram para que a Casa da Cultura fosse para outro lugar, que a Prefeitura devolvesse a Igrejinha esquecida. Em 2015, com amor retiram a Casa da Cultura, e iniciavam as missas e até casamentos, pois as famílias querem voltar ao passado.

O tempo vai passando e a Igrejinha ficou perigosa. Então, fecharam as portas…

Em 2018 e 2019 um presente de Deus, restauração e pintura completa da Igreja da Misericórdia de Içara! Os organizadores e responsáveis foram:  Bispo Dom Jacinto Inácio Flach, Padre Antoninho Rossi e João Batista Pavei (CAEP). Em todos os momentos os filhos da terra abraçaram novamente a igrejinha! A Igreja São Donato contrata a pintora e outros trabalhadores na reconstrução, investimento sim, mas tudo vale a pena se a alma não é pequena. Eliete da Silva (Katurra) busca no passado o embelezamento da Igrejinha, e faz nascer uma recuperação artística inesquecível! Batalharam e conseguiram total restauração interna e externa da Igreja da Misericórdia! Trabalham com amor na reforma divina, pintura e arte. Seguem a planta original, inspirações e estilos das arquiteturas: gótica, barroca e românica e influência das antigas basílicas Paleocristãs. Obras internas e externas foram abraçadas por pessoas que acima de tudo amam a Igreja Católica e acreditam nos anjos. E assim voltaremos ao antigo tempo, pinturas e imagens de Deus!

A reinauguração da Igreja da Misericórdia acontecerá dia 21 de abril de 2019, às oito horas, na manhã de domingo.  Queridos Içarenses voltem a sentir a beleza da Igrejinha, fé e oração. Sua presença, filho da terra das Içarobas é uma luz… Caminharemos juntos, amando e rezando… Preservar a Igreja significa amar a Deus sobre todas as coisas e Cristo renova as maravilhosas criações!

O Templo Religioso voltou a ser como era no passado! Que maravilha!