CPI

A Câmara de Vereadores de Criciúma ativou na sessão dessa terça-feira uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar a situação do instituto de previdência dos servidores. “Na sessão dessa terça-feira o presidente faz a leitura e institui a comissão de inquérito”, explicou pela manhã, em entrevista à Difusora, o vereador Júlio Kaminski (PSDB), um dos autores do pedido para criação da CPI. “Eu vejo indícios de irregularidade. Temos que apurar e garantir o futuro da aposentadoria dos servidores”, emenda o vereador Ademir Honorato, que também assina o requerimento para a ativação da CPI. Clésio Salvaro tem dito que a ação dos vereadores antecipa o processo eleitoral do próximo ano. Os vereadores garantem que apenas estão tentando esclarecer as polêmicas em torno do assunto. “Queremos apenas deixar tudo em pratos limpos”, argumenta o vereador. O que chama atenção no processo é que dos três vereadores que assinam o pedido de CPI dois são, teoricamente, da base do Governo: Kaminski (PSDB) e Zairo Casagrande (PSD). Ainda endossaram o pedido Diego Goulart (DEM), Júlio Colombo (PSB) e Dailto Feuser (PSDB).

Mobilização pela saúde

Vereadores e lideranças da região vão à Capital nesta quarta-feira para acompanhar de perto a votação, no plenário da Assembleia de Santa Catarina, do veto do governador Carlos Moisés a um projeto do deputado José Milton Scheffer. O projeto normatiza o repasse de recursos para os hospitais filantrópicos de Santa Catarina. “Com a derrubada de veto, os hospitais filantrópicos terão mais R$ 180 milhões no ano. Somos responsáveis por 77% dos atendimentos e precisamos de mais recursos para ofertar um bom serviço à população”, comenta o presidente da Federação Catarinense dos Hospitais Filantrópicos, Altamiro Bitencourt.

Em Brasília

Prefeito Murialdo Gastaldon está em Brasília. Ontem, durante entrevista à Difusora, falou da Marcha dos Prefeitos a Brasília e destacou a importância do evento. “Quem critica é quem não conhece, não acompanha de perto os resultados desses encontros. Ao longo dos últimos anos, os prefeitos acumulam resultados positivos. Não fossem as conquistas das marchas, a situação das prefeituras seria bem mais delicada”. Durante encontro de ontem, o presidente Bolsonaro foi ao evento e se comprometeu a melhorar o Fundo de Repasse aos Municípios.

Intercâmbio

Acadêmicos da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, estão em Criciúma. Vão passar uma semana na cidade. “Serão a sombra de cada secretário. Vão verificar de perto os projetos e em um segundo momento sugerir medidas que possam contribuir com Criciúma”, argumenta o vereador Marcos André Meller, que intermediou a vinda dos estudantes para Criciúma.

Há vagas

Governo de Içara abriu processo seletivo para contratação de profissionais para a área da saúde. São 78 vagas e para algumas o salário ultrapassa os R$ 13 mil. Interessados podem acessar outros detalhes no edital que está publicado no site da prefeitura.

Convite

Vereador Ademir Honorato justificou na Difusora a convite ao prefeito Clésio Salvaro no legislativo. “Objetivo é esclarecer ao máximo essa possibilidade do município romper o contrato. Eu quero ter a certeza que a população vai ser beneficiada. Não tem polêmica, queremos apenas entender bem. Não vou me omitir”, argumenta.

Funcionou bem

Governo do Balneário Rincão concluiu a etapa 2019 do Orçamento Comunitário. A exemplo do que já havia ocorrido em 2017, os encontros foram marcados pela presença intensa da comunidade. Promessa do Governo é colocar as obras no orçamento e iniciar a execução ainda neste ano.

Prestando contas

Governador Carlos Moisés realizou ontem uma coletiva para prestar contas sobre os 100 dias do seu governo. Falou sobre as ações para economizar gastos e afirmou que, ao contrário do que chegou a prever, não haverá risco para pagamento dos salários do funcionalismo e dos investimentos na saúde.