Depois de penar por quase todo o Campeonato Catarinense, o Tigre viu sua situação mudar na última quarta-feira. Ao vencer o Joinville por 1 a 0 no Heriberto Hülse, e contar com uma combinação de resultados favoráveis, o Criciúma assumiu a quarta colocação no Estadual e agora só depende das próprias forças para estar entre os quatro classificados às semifinais.

A última rodada da primeira fase será disputada neste domingo, com todos os jogos ocorrendo às 16 horas. O tricolor irá a Tubarão, onde enfrentará o Hercílio Luz no estádio Aníbal Costa, e vencendo estará matematicamente classificado.

A vaga pode vir até em caso de empate, mas só se o Marcílio Dias também no máximo empatar com o Figueirense no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O time de Itajaí e os carvoeiros estão empatados em número de pontos – 24 –, mas a equipe criciumense tem uma vitória a mais (7 a 6).

O Criciúma pode até se classificar em caso de derrota, desde que o Marinheiro também perca. O alvinegro da Capital também tem presença garantida entre os semifinalistas, mas disputa a segunda colocação com a Chapecoense, além do direito de decidir a vaga à grande final em casa.

Na Arena Condá, o time de Chapecó vai receber o Avaí, que já tem a primeira colocação assegurada. A rodada ainda vai definir os dois rebaixados do Estadual. Lutam para não cair o Metropolitano, o Atlético Tubarão e o Hercílio Luz. A equipe de Blumenau jogará em casa com o Brusque, enquanto o Tubarão visitará o Joinville na Arena.

 

Reapresentação

 

Depois de conquistar a segunda vitória seguida no Catarinense, o Criciúma se reapresentou na tarde dessa quinta-feira, no Centro de Treinamento Antenor Angeloni, no bairro Cristo Redentor.

Os atletas que atuaram por mais tempo na quarta-feira fizeram um trabalho de recuperação física na academia, enquanto o restante do grupo participou de um intenso treino técnico no gramado.
Nesta sexta-feira, às 10 horas, ocorre novo trabalho no CT. Para o jogo contra o Hercílio Luz, o técnico Gilson Kleina não poderá contar com o zagueiro Federico Platero, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

 

Ônibus para a torcida

 

O Criciúma, em parceria com a empresa União de Transportes, concretizou na manhã dessa quinta-feira a disponibilidade de três ônibus para os sócios torcedores do Tigre se deslocarem até Tubarão.

Cada um dos três ônibus terá a capacidade de 50 lugares, totalizando 150 vagas. O acesso ao ônibus não terá custo para os associados em dia, mas será necessário se inscrever através do telefone (48) 3046-7558, ou pessoalmente na secretaria do clube, anexa ao estádio Heriberto Hulse.

Nessa ação, não está incluso o ingresso. O Hercílio Luz disponibiliza os ingressos ao valor de R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia-entrada.

 

“A equipe mereceu a vitória”, avalia o técnico Gilson Kleina

 

Contra o Joinville, o Criciúma conseguiu a primeira vitória do ano em clássicos contra os outros grandes do futebol catarinense, um resultado merecido na avaliação do técnico Gilson Kleina.

“A equipe buscou o tempo todo fazer os três pontos e, na minha avaliação, foi merecedora da vitória. A equipe lutou, não mudou a postura em momento algum, tentou sempre o resultado e foi premiada com a bela cobrança de falta do Daniel (Costa). Os três pontos deixam o nosso torcedor alegre e essa vitória tem muita importância”, entende o treinador.

“Primeiro, porque o Criciúma está no G4 do campeonato. Também porque não ganhava aqui em alguns jogos e não ganhava clássicos. Tem muitos ingredientes que a gente precisa enaltecer, principalmente o torcedor carvoeiro. Todas as substituições foram para colocar a equipe para a frente. Em alguns momentos tivemos que ser mais ousados”, reconhece Kleina. Ele armou o time com Bruno Grassi; Maicon; Platero; Sandro; Marlon; Jean Mangabeira (Léo Gamalho), Eduardo e Caíque; Andrew (Vinicius), Julimar (Daniel Costa) e Reis.

O Tigre foi ofensivo desde o apito inicial. Mesmo com a saída de bola do Joinville, o Criciúma levou perigo com menos de um minuto de jogo. Julimar entrou na área e chutou em cima da defesa, no rebote, Caíque cabeceou por cima da meta. As investidas continuaram durante toda a primeira etapa, pelo lado direito com os cruzamentos de Maicon, e em bolas paradas com Marlon.

No segundo tempo, mais pressão do Criciúma. Aos quatro minutos, Julimar teve duas boas chances. Na primeira a defesa tirou e, na segunda, o goleiro conseguiu a defesa em dois tempos. Vinicius, que entrou no lugar de Andrew, finalizou com categoria aos dez minutos, mas a bola passou rente à trave do Joinville. Em bola aérea, Sandro subiu alto e fez o goleiro Jefferson se esticar.

Aos 20 minutos, Jean Mangabeira deu lugar a Léo Gamalho. Após oito minutos, o estreante teve boa chance quando o goleiro Jefferson saiu jogando errado nos pés do atacante, que ficou sem ângulo para finalizar.

Apesar da pressão, o gol saiu apenas nos acréscimos. Aos 49, no último minuto da partida, Daniel Costa, que havia entrado no lugar de Julimar, cobrou uma falta no ângulo da meta de Joinville e decretou a vitória carvoeira.