UTI liberada

Os dez leitos de UTI do Hospital São Donato devem estar de portas abertas nos próximos dias. A garantia veio na tarde dessa quinta-feira, durante reunião entre lideranças da Amrec, comandadas pelo prefeito Murialdo Gastaldon, e o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino. Durante o encontro, o secretário confirmou que o Estado vai assegurar o custeio da UTI até que o credenciamento seja feito pelo Governo Federal, via Sistema Único de Saúde. “Um momento histórico para o Hospital São Donato e para Içara. Os leitos serão custeados e com eles o São Donato terá especialidades em alta complexidade. Uma delas será a de ortopedia. Isso vai ampliar a movimentação financeira do hospital e permitir o seu crescimento. Vai ser mais uma referência para a saúde pública da nossa região”, ressaltou Murialdo.

Próximos passos

Pelo que foi acordado na reunião, a direção do Hospital São Donato irá contratar a equipe que irá atuar na terapia intensiva. Logo após a contratação de pessoal, o Estado irá encaminhar uma equipe técnica para a vistoria. “Com a equipe contratada e vistoria feita, a UTI será aberta”, reforça o prefeito Murialdo Gastaldon. De acordo com o diretor administrativo do São Donato, Júlio De Luca, o processo seletivo deve ser realizado na próxima semana. “Vamos mapear a equipe. Acredito que em abril tudo vai estar resolvido”.

Maternidade

De Luca também encaminhou o pedido para que o Estado coloque em dia os valores que estão em atraso da maternidade. “Espero que pague. Ele pediu um tempo. Vamos aguardar”.

Casan

Prefeito Murialdo deve analisar com calma os próximos passos da prefeitura de Criciúma para definir o futuro do esgotamento sanitário em Içara.

Ação

Governo de Içara deve definir na próxima semana ação no residencial Dona Ema. Prefeito Murialdo Gastaldon afirma que há uma série de problemas que precisam ser resolvidos. “Vamos intervir logo, para garantir que a situação se agrave”, afirma.

Livros

Ministro da Educação, Velez Rodrigues, disse, em entrevista ao Jornal Valor, que o MEC vai revisar os livros de história para que as crianças “possam ter a ideia verídica, real, do que foi a sua história” e citou como exemplo o golpe de 1964, que classificou como constitucional, e a ditadura militar, que disse ter sido “um regime democrático de força”.

Seminário

Forquilhinha já está com inscrições abertas para mais uma edição do Seminário de Políticas Públicas para a Primeira Infância. Evento marca o aniversário de emancipação do município. “O seminário ocorre entre os dias 24 e 25, trazendo especialistas que tratam das políticas para a primeira infância em toda a região. O destaque deste ano é a vinda da jornalista Sonia Bridi”, explica a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Lílian Arns.

Mudança

Deputado Marcius Machado, do PR, está defendendo na Assembleia Legislativa a mudança na capital do Estado. Quer que Lages seja a nova capital catarinense. Alega que a presença do centro administrativo em Florianópolis complica a vida dos moradores da Ilha. Sugestão é para que a transferência para a Serra ocorra aos poucos. É uma velha bobagem requentada e que não vai sair do papel. Ao invés de defender investimento na mobilidade, sugere-se a saída da capital para outro canto. De fato, nós não devemos ter nenhuma outra prioridade neste momento.

Metas Cermoful

Buscando um melhor diálogo e respeitando as atribuições de cada conselho, a meta para 2019 é obter um resultado histórico com novidades para os associados. A Cermoful deve lançar nas próximas semanas um sistema de benefícios que prevê descontos exclusivos para o seu associado em consultas médicas, dentistas, laboratórios e exames de imagem. O Conselho Administrativo também está em conversas com instituições de ensino e prestadores de serviços que possam oferecer melhores condições aos seus sócios.

Convênio com entidades

Com a gestão voltada para os resultados, a cooperativa também teve os 10% garantidos da Reserva de Assistência Técnica Educacional e Social (Rates) sobre o seu resultado anual. Um montante de quase R$ 400 mil que vai beneficiar associados e seus familiares. Deste valor, mais de R$ 200 mil estão sendo distribuídos para que 14 projetos sociais sejam executados dentro da área de atendimento da Cermoful. Os convênios já foram assinados e a primeira parcela do recurso já está com as entidades. O Profas e APAE são instituições que puxam a fila neste programa, mas cada projeto atinge áreas diferentes, como assistência social, cultura, lazer e esporte.