Vinte especialidades médicas são ofertadas pela rede municipal de saúde em Içara. Mas em algumas delas os pacientes ainda precisam enfrentar as filas: a maior demanda reprimida está em cardiologia, endocrinologia e urologia. O tempo até o atendimento oscila e vai depender da situação clínica de cada pessoa.

Segundo a secretária da pasta, Jaqueline dos Santos, todas as especialidades médicas são reguladas pelo Sistema de Regulação (Sisreg). “Os pacientes são atendidos conforme as suas prioridades clínicas, já avaliadas pelo médico regulador. As prioridades são reguladas e atendidas com a maior brevidade possível”, assegura.

Entre as especialidades ofertadas pelo município ainda estão reumatologia, proctologia, gastroenterologia, ortopedia, nefrologia, otorrinolaringologia, neurologia adulto e pediátrica, dermatologia, angiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, psiquiatria adulto e infantil, pediatria, ginecologia e obstetrícia, e oftalmologia.

Para passar por uma consulta, o cidadão deve procurar primeiro a unidade de saúde, para então receber o encaminhamento. “Vale lembrar que a porta de entrada para esses atendimentos é a Estratégia de Saúde da Família”, aponta.

A secretária de Saúde ainda assinala que, pensando na comodidade dos içarenses, os atendimentos com especialistas, em sua maioria, foram reunidos no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado no bairro Jardim Elizabete.

“A maioria dos profissionais atende no CEM, com exceção da psiquiatria, que está abrigada no Ambulatório de Saúde Mental; da pediatria e ginecologia, que estão fixadas no Casmi (Centro de Referência à Saúde da Mulher), ambos no mesmo bairro do CEM; e cirurgia geral, que está com atendimento na unidade de saúde do bairro Vila Nova”, enumera Jaqueline.

 

Outros profissionais

 

Questionada sobre a necessidade de consultas com profissionais não existentes na cidade, pela rede municipal, a secretária respondeu que para esses casos são buscadas alternativas.

“A exemplo do pneumologista e do hematologista, recorremos ao Estado, pois o mesmo também tem responsabilidade para a alta e média complexidade. Ou viabilizamos a compra da consulta pelo Cisamrec (consórcio de saúde firmado entre municípios da Região Carbonífera), quando dispomos de recursos financeiros para tal investimento”, diz a gestora.

 

Faltas

 

Jaqueline também comenta sobre os danos causados ao sistema, como um todo, quando um paciente não comparece à consulta agendada e nem avisa com antecedência. “A ausência do paciente na consulta e a falta deste comunicado à unidade de saúde faz mal para a saúde dos outros e aos cofres públicos. É muito importante que, na impossibilidade de comparecer, o paciente avise com no mínimo 48 horas de antecedência, pois assim outra pessoa que está na fila de espera será atendida, e o médico que está lá, naquele dia, para atender, não fique ocioso”, alerta.

A situação das especialidades médicas no município foi, também, levantada pela vereadora Silvia Mendes, por meio de pedido de informação protocolado no início de março e já aprovado pela Câmara.

 

Município anuncia realização de mais de mil exames até o fim do mês

 

O Governo de Içara anunciou nesta semana que, entre os meses de março e abril, recursos próprios serão destinados a alguns procedimentos de consultas e exames com o objetivo de reduzir a demanda.

Procedimentos urológicos, tomografias, ressonâncias, cateterismo, cintilografias e consultas especializadas de ultrassonografia, colonoscopia e endoscopia serão realizados, totalizando 1,1 mil consultas e exames.

De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline dos Santos, essa é uma iniciativa que visa melhorar a qualidade de vida da população. “Temos nos preocupado com as filas de espera dessas especialidades e estamos investindo na medida do possível com recursos próprios, a fim de reduzir a demanda represada”, informa.

A secretária ressalta que ao longo de 2018 o município investiu em saúde praticamente o dobro do que a lei estabelece, que é de 15% da receita. “Nosso objetivo é cada vez mais oferecer recursos para melhorar a qualidade de vida de nossa população”, completa.

Uma parceria entre o município e o Governo do Estado possibilitou à aposentada e moradora do bairro Aurora, Rosa Dalmolin Esbgen, de 72 anos, fazer uma cirurgia de catarata. “Dei início ao processo em dezembro do ano passado e em março fui encaminhada. Foram atendimentos muito bons, foram muito prestativos, atenciosos e ágeis com os procedimentos, permitindo minha consulta e cirurgia”, relata.

A Secretaria Municipal de Saúde de Içara segue chamando pacientes para encaminhar os procedimentos. Foram chamados 215 pessoas para realização de ultrassonografia, assim como foram agendados 90 pacientes para urologia e 125 para cardiologia.