As obras de revitalização da área central de Içara tiveram desmembramento em seus projetos de licitação. Isso se deu, de acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Arnaldo Lodetti Junior, em razão do preço do asfalto, que ficou diferente dos valores de mercado atualmente praticados.

Dessa forma, as obras foram divididas em lotes. O primeiro, que teve a documentação entregue na segunda-feira, abrange o canal auxiliar, a ser construído entre a rua Marcos Rovaris e a avenida Procópio Lima.

No Lote 2, ocorrerá a pavimentação das ruas José Alencar, João Bonomo e avenida Procópio Lima, no trecho entre a Marcos Rovaris e Amaro Maurício Cardoso. “O outro lote, que está em fase de espera da entrega das propostas, previsto para o dia 12 de abril, irá abranger as outras obras”, projeta Lodetti.

De acordo com ele, os serviços irão abranger a parte da calçada e asfalto entre o trecho da rua Marcos Rovaris até o bairro Teresa Cristina; o trecho de recuperação da estrutura do calçadão da rua Marcos Rovaris; a construção da rua coberta; obras em mais um trecho de calçada entre as ruas Duque de Caxias e Altamiro Guimarães; construção de mais um trecho entre a rua Marcos Rovaris até a chegada do bairro Tereza Cristina, em concreto; além da repavimentação em várias ruas do Centro da cidade que passaram por intervenções durante a implantação da rede de esgoto.

“A administração, nos últimos seis anos, se propôs a fazer obras no interior e nos bairros. Agora, ela está voltando mais os recursos para fazer essa recuperação e embelezamento da parte central da cidade. Nesse novo momento, nós acreditamos que vamos dar uma característica mais bonita para a cidade nessa parte central, que hoje conta com algumas dificuldades na questão de calçadas, pavimentação e assim por diante”, conclui o secretário.

 

Nova licitação é lançada para construção do centro administrativo

 

As obras do centro administrativo de Içara contam com novo edital de licitação para a contratação da empresa que executará os serviços. Esta é a segunda vez que o governo lança o processo, pois no primeiro certame não houve interessados.

“Já que nenhuma empresa se prontificou, a gente reformulou algumas situações para que pudéssemos nos adequar aos valores e lançamos novamente”, conta o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Arnaldo Lodetti Júnior. Dentre as principais mudanças, está o tamanho, ou seja, a porcentagem da área abrangida na obra.

De acordo com o secretário, o projeto principal já está pronto. Restam apenas projetos complementares, como o hidráulico, de ar condicionado, etc. “A mesma empresa que vencer a licitação do projeto executará a obra”, afirma.

“A obra é de suma importância para o desenvolvimento e organização do município. Até porque, ela vai concentrar a maioria dos serviços do município em um só local e vai proporcionar uma economia com relação ao aluguel, por exemplo. Essa economia já é suficiente para dar retorno ao pagamento da obra que será realizada ali”, explica o secretário.

Tanto os recursos para revitalização da área central de Içara quanto para a construção do centro administrativo foram conseguidos através de financiamento contratado junto à Caixa Econômica Federal, de R$ 10 milhões, no âmbito do Finisa.