Seminaristas da etapa do discipulado celebram o dia de São José

No dia 19 de março, os seminaristas da Diocese de Criciúma, da etapa do discipulado, celebraram junto a toda a comunidade formativa o dia do padroeiro São José. Na ocasião, o reitor do Seminário Filosófico de Santa Catariana (Sefisc), padre Antônio Marcos Machado Madeira, destacou que São José “foi o primeiro formador, pois foi ele quem cuidou e formou Jesus por primeiro” e também frisou a providência de São José para com a Sagrada Família de Nazaré e para com todos nós. Como exemplo, o reitor falou do início de seu trabalho no seminário, quando providenciou um espaço dedicado a São José na casa formativa e, de lá para cá, nada faltou.
O seminarista André Girardi lembrou da importância de celebrar o padroeiro da Diocese. “Celebrar o dia de São José é, primeiramente, lembrar do homem que aceitou um chamado de Deus e, sem hesitar, se colocou a serviço. Também é estar em comunhão com a nossa Diocese, com nosso pastor Dom Jacinto, nossos padres, religiosos e religiosas e todo o povo de Deus que tanto nos ajuda material e espiritualmente”, afirmou o seminarista.
A solenidade iniciou com uma pequena reflexão sobre o padroeiro, seguida da procissão de uma das casas, dedicada a São José, até a capela central. Posteriormente, foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo reitor.

Paróquia de Araranguá acolheu comunidade das Irmãs Adoradoras da Misericórdia

O início de sua missão na Diocese de Criciúma iniciou na Paróquia Nossa Senhora da Natividade, em Cocal do Sul. Ali, fundaram a primeira Casa de Missão no Sul do Estado e depois se expandiram para o Convento da Divina Misericórdia, dentro do complexo do Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. Agora, chega a vez da Paróquia Sagrada Família, na região da Cidade Alta, em Araranguá, acolher uma comunidade das Irmãs Adoradoras da Misericórdia.

As religiosas, que têm como carisma a adoração eucarística e o serviço, vão ajudar o pároco, padre Daniel Zilli Da Rolt, em diversas frentes. “Foi o pedido que fiz ao bispo, Dom Jacinto, e ao fundador da congregação, padre José Juan, para elas virem morar em Araranguá e trabalhar com este povo, atendendo os mais necessitados, acompanhando um pouco os setores de pastoral, a caminhada da Igreja. Obtive a resposta positiva deles e elas passaram a estar conosco desde o último dia 16”, relata padre Daniel.
A missa de acolhida foi realizada na igreja matriz. Na ocasião, a comunidade católica araranguaense recebeu as irmãs Inês da Meditação, Angela Karol e Agnes Marta. As religiosas vieram das comunidades instaladas em Içara e Caçador, esta última onde fica a sede da congregação, e irão residir em uma casa cedida por uma família membro da Paróquia.
“Elas terão a missão, junto comigo, de visitar uma vez por mês o Presídio Regional de Araranguá, atuando na Pastoral Carcerária. Elas também assumirão a Catequese de Adultos e visitarão as comunidades, fazendo trabalho com os necessitados e dando força e auxílio à Paróquia. Elas também irão ajudar na Celebração da Palavra, visitar os colégios, entre outras atividades”, afirma padre Daniel.

Comissão reúne referenciais da Juventude e partilha trabalho do quadriênio

A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu na última semana, em Brasília (DF), os padres responsáveis e os bispos referenciais pela Pastoral Juvenil nos regionais da CNBB. Na ocasião, a Comissão apresentou o relatório de ações durante o quadriênio 2015-2019, foram partilhados relatos de articulação da Pastoral Juvenil nos regionais da CNBB e a participação brasileira no Sínodo para a Juventude.