A Páscoa se aproxima e a ONG Amigo Bicho promove o sorteio de uma cesta para arrecadar recursos para a manutenção dos serviços. Os interessados em colaborar com a compra da rifa podem adquirir os bilhetes nas feirinhas de adoção, que ocorrem todos os sábados, na Praça da Igreja Matriz São Donato, na área central de Içara.

Durante o Sábado Total, o horário de permanência da feirinha se estende até às 15 horas. Nos demais sábados, os integrantes da ONG permanecem na praça das 9 às 12 horas. O trabalho é sempre no sentido de estimular a adoção, evitando o comércio de animais.

“Para realizar a adoção, é preciso levar comprovante de residência, documentação pessoal e ter um pátio em casa para que o animal possa ter espaço suficiente”, recomenda um dos integrantes da ONG Amigo Bicho, Carlos Alberto Fiorenza.

Para todo animal adotado, a entidade proporciona a castração gratuita. Quem for adotar precisa apenas comprar uma coleira, uma corrente e adquirir o remédio pós-operatório ao animal castrado.

Para quem tem animal de grande porte, o recomendável é a presença de um fio longo com uma corrente grande para que o cão possa se locomover e andar com tranquilidade no terreno.

“As pessoas que adotaram com a gente serão visitadas a partir de agora e os animais que não forem encontrados com seus respectivos donos ou estiverem em situações de maus-tratos, um boletim de ocorrência será registrado”, revela Fiorenza. “Quem adota deve saber que ali há uma vida que precisa ser cuidada. Por isso a gente vai intensificar essa fiscalização”, completa.

 

Doações

 

De acordo com Fiorenza, a ONG está em campanha para que seja recebida doação através da conta de energia elétrica dos içarense, de forma voluntária. A entidade disponibiliza uma ficha para que o interessado preencha com dados pessoais, coloque o valor que deseja contribuir mensalmente e assina o documento autorizando a ONG a receber o valor da doação na conta de energia mensalmente.

“A gente precisa de ajuda da população. Se todos se unirem para contribuir, conseguiremos suprir as necessidades que enfrentamos diariamente na ajuda desses animais”, ressalta.

 

Eventos

 

Ao longo do ano, a Amigo Bicho promoverá outras ações para arrecadar recursos. Os pedágios beneficentes ainda não têm data para serem realizados em 2019, assim como os bingos. “O bingo é um evento tradicional que a gente organiza geralmente no centro comunitário do bairro Cristo Rei, pois lá que a gente consegue o espaço gratuitamente”, conta Fiorenza.

O primeiro bingo será realizado entre os meses de abril e maio. De acordo com o integrante da ONG, todos os anos, um almoço é realizado para arrecadar recursos financeiros e pagar as despesas com os animais.

A dívida de R$ 45 mil que a ONG tinha com uma clínica veterinária de Criciúma foi paga em 2018, graças às doações e eventos, mas essa conta é sempre renovada pelas novas demandas. “São dívidas veterinárias, pois a gente paga despesa de cachorros atropelados, animais com doenças e a dívida vai acumulando durante o ano. Dessa forma, a gente precisa arrecadar recursos para suprir as necessidades através de almoços beneficentes, bingos, pedágios, doações voluntárias, etc”, revela o voluntário.

Segundo ele, a arrecadação de ração é sempre bem-vinda. Doações desse tipo podem ser entregues no Supermercado Giassi de Içara, para que sejam encaminhadas à ONG. “A gente tem muitos animais em lares temporários e às vezes a gente até tem que comprar ração para suprir as necessidades de todos os animais recolhidos da rua”, diz Fiorenza.

 

 

Castrações

 

Os animais atendidos pela ONG são castrados no Centro de Castração Francisco de Assis, em Içara. Para os demais interessados, um mutirão de castração é realizado pela Amigo Bicho uma vez por mês em uma clínica de Criciúma. O tutor paga R$ 110 para castrar o animal de estimação.

 

Preocupação com os animais de rua

 

De acordo com o voluntário Carlos Alberto Fiorenza, da Amigo Bicho, o número de envenenamentos de animais de rua caiu drasticamente em 2019. “Após a gente intensificar as denúncias e acionar as autoridades em relação aos envenenamentos, não tivemos mais casos que chegaram ao nosso conhecimento nos últimos tempos”, afirma.

Para efetuar alguma denúncia de maus-tratos a animais, a recomendação é que a população ligue para a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai) no número 3431-3578.

A preocupação com os animais de rua vai além dos acidentes e maus-tratos. Por isso, a ONG incentiva que a população disponibilize ração e água em potes nas calçadas para que os bichinhos possam se alimentar e se hidratar.

Porém, é preciso ficar atento à movimentação de pessoas na estrada que possam se aproximar desses recipientes na intenção de colocar algum veneno na ração e, se possível, é recomendável colocar esses potes de comida em um local que haja monitoramento de câmeras.

“Às vezes pode acontecer de pessoa má intencionada chegar perto e colocar veneno nesses recipientes de ração para que quando o animal for se alimentar, acabe ingerindo o veneno e morra”, alerta Fiorenza. A ONG também trabalha para conseguir um espaço amplo para abrigar animais em lar temporário.