Se nesta terça-feira os moradores da região ainda vão experimentar um pouquinho do verão, com as máximas na casa dos 29ºC, no decorrer da semana terão uma prévia do outono. A nova estação chega na quarta-feira, junto com uma frente fria, que deve provocar chuva e declínio nas temperaturas em Içara, Balneário Rincão e Criciúma.

A condição de chuva persiste na quinta-feira, quando as máximas não devem passar de 25ºC. As temperaturas seguem amenas na sexta-feira, quando as mínimas devem ficar em torno de 14ºC, já com menor possibilidade de chuva.

“Estamos com a passagem de uma frente fria. Na quinta-feira, a gente vai ter a influência de um sistema de alta pressão, em alto mar. Então, amanhece frio, assim como na sexta, e com a possibilidade de chuvas isoladas, especialmente à tarde e à noite. Aos poucos, as temperaturas começam a ficar mais baixas, bem típicas de outono”, diz o meteorologista Piter Scheuer.

Conforme a Epagri/Ciram, no trimestre a temperatura estará próxima a acima da média climatológica, na maior parte de Santa Catarina. Março começou com temperatura de verão, mas as primeiras massas de ar frio começam a chegar, embora com menos intensidade, no fim deste mês e em abril, devido ao fenômeno El Niño.

A partir de maio as massas de ar frio, no Sul do Brasil, são mais abrangentes e podem trazer maior chance de geada ampla em Santa Catarina.

São características do outono a ocorrência de geada nas áreas mais altas de Santa Catarina; veranicos ou períodos prolongados de temperatura mais elevada (acima de 30°C), especialmente no mês de maio; grande amplitude térmica diária (diferença de temperatura mínima e máxima); e nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

 

Precipitação pode ficar acima da média no trimestre

 

O outono em Santa Catarina será influenciado pelo El Niño Fraco, o que deve resultar em chuva próxima a acima da média climatológica no trimestre. Para os meses de abril e maio, os indicativos são chuva mais significativa, com valores acima da média especialmente no último mês. O fenômeno El Niño deve causar mais nebulosidade durante o trimestre no Estado.

Em março diminuem as chuvas de verão, e principalmente a partir da segunda quinzena as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina.

Em março e abril, a chuva diminui em relação aos meses anteriores. A média climática de precipitação em março varia entre 120 e 140 milímetros no Meio Oeste e no Planalto, e de 160 a 200 milímetros nas outras regiões. Nos meses de abril e maio, a média mensal de chuva fica em torno de 100 a 170 milímetros, no Estado.

A partir de março, ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.