A coligação que elegeu Murialdo Gastaldon e Sandro Serafin para o segundo mandato à frente da prefeitura de Içara, em 2016, era formada por oito partidos. Agora, com Gastaldon fora do páreo, o cenário é outro e algumas siglas já estudam novas composições para as eleições municipais do ano que vem. São os casos do PDT, que sinaliza com a candidatura do empresário Joelson Cardoso à majoritária, e também de PT, PSDB e PSD.

O Partido dos Trabalhadores busca reunir forças através de possíveis coligações com legendas de esquerda. O PSOL, o PSB e o PC do B são partidos que serão procurados pelo PT para possível coligação.

“Marcamos uma reunião para discutirmos se vamos de chapa pura ou se vamos buscar coligação com alguém. Poderemos formar uma frente forte de esquerda”, projeta o presidente do PT em Içara, Julio Borges.

A intenção é lançar Lauro Nogueira como candidato a prefeito. “O Lauro já colocou o nome à disposição do partido e a gente vai definir isso em breve”, conta Borges. De acordo com ele, caso seja definida a possibilidade de buscar coligações, o PT irá convocar reunião com as lideranças dos partidos de esquerda para tratar do assunto.

Além disso, o partido pretende lançar o número máximo de candidatos a vereador que a legislação eleitoral permitir. “Estamos visitando as lideranças dos bairros e vamos ver se a gente vai consegue formar uma frente consistente para termos bastante representatividade tanto nas eleições proporcionais (Legislativo) como na majoritária (Executivo)” projeta o presidente do PT.

 

No PSDB, Dóia Guglielmi é cogitado para a disputa à prefeitura

 

No Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Içara, reuniões estão sendo realizadas neste mês para delinear assuntos de organização interna. Segundo o presidente da sigla no município, Nei Mendes, a intenção é lançar o partido com chapa pura para a disputa a prefeito.

O principal nome ventilado no partido é o de Dóia Guglielmi. Na última eleição para deputado estadual, Dóia ficou como quarto suplente da coligação PSDB/MDB, com 29.560 votos. Como o partido não faz parte da base de governo do governador Carlos Moisés, e portanto dificilmente um parlamentar tucano será convidado para assumir uma pasta no Executivo, o içarense tem poucas chances de assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a exemplo do que ocorreu no mandato anterior.

Além disso, o PSDB tem apenas dois representantes no Legislativo estadual. “Nossa ideia é lançar o Dóia como candidato a prefeito de Içara. Também há possibilidade de nos coligarmos com algum partido. Porém, as coisas começam a tomar algum rumo a partir do mês de maio”, estima Nei Mendes.

 

Alex Michels se coloca à disposição no PSD

 

No PSD, o principal nome para concorrer à prefeitura de Içara em 2020 é Alex Michels. O atual vereador colocou o nome à disposição do partido. Michels revela que o PSD passa por mudanças internas e que lideranças partidárias estão migrando para a sigla, o que pode levar a outras opções.

“Se alguém que tenha mais condições que eu colocar o nome à disposição e isso for bom para a cidade, terá o meu apoio”, garante o parlamentar, que nos dois primeiros anos de mandato ocupou a presidência da Câmara Municipal.

Existe a possibilidade de o PSD ter chapa pura para a disputa. De acordo com o vereador, essa decisão precisa ser tomada em conjunto pelos integrantes do partido. “A política vem passando pode transformações desde 2013. De lá para cá, as pessoas estão mais atuantes dentro da política partidária e isso é bom para o processo democrático. Acredito que exista uma nova política e mais pessoas boas que resolvam colocar seu nome à disposição. A cidade só ganha com isso”, afirma Alex Michels.