Iniciou nesta semana a sétima edição do projeto Etnia na Escola, desenvolvido junto a alunos da rede municipal de Içara. Este ano, a coordenação de Artes da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, anunciou duas mudanças importantes no formato da iniciativa.

A partir de agora, quem coordena o projeto é o professor Henrique Ferreira, que já integrava a rede municipal. Além disso, serão acrescentados o canto e o teatro nos grupos, mesclando com a dança.

“A ideia principal é aprofundar o conhecimento das crianças nas etnias estudadas, através das novas linguagens inseridas. A proposta é construir musicais e peças mais completas, capazes de contar as histórias dos nossos imigrantes”, explica o educador, que é formado em música e pós-graduando em musicoterapia.

Esta semana, os alunos da escola Maria Barcelos Puzinski iniciaram os primeiros passos para a construção dos cenários das apresentações.

“Vamos trabalhar mais na linha da pesquisa, para poder mostrar o resultado através das linguagens da arte. Dessa forma, nossas crianças utilizarão as quatro linguagens da arte: música, dança, teatro e artes visuais”, enaltece a coordenadora de Artes da Educação de Içara, Lilian Philippi.

No decorrer do ano, os estudantes que fazem parte do Etnia na Escola realizam apresentações em escolas, instituições e festas, e trabalham as quatro colonizadoras de Içara: açoriana, italiana, afro e polonesa.