As eleições municipais que definem novos vereadores, prefeito e vice de Içara acontecem em 2020, mas a articulação política entre todos os partidos já começou e surgem também os primeiros nomes que podem estar na disputa da prefeitura no ano que vem. O primeiro a manifestar a intenção de propor candidatura foi o PDT, com o empresário Joelson Cardoso. Agora, é o Progressistas quem apresenta sua possível candidata.

O partido está dialogando com todas as legendas que façam oposição ao atual Governo Municipal, de Murialdo Gastaldon e Sandro Serafin, ambos do MDB, mas com uma ampla base de apoio, que inclui PSD, PSDB, PT, entre outros.

“Já está definido. A Dalvania (Cardoso) será a nossa candidata a prefeita de Içara. Estamos abertos a conversações e trocando figurinhas com esses partidos (de oposição). Além disso, os suplentes e também atuais vereadores já estão cientes de que, caso queiram migrar para o Progressistas, as portas estão abertas para conversarmos”, afirma o presidente do Progressistas em Içara, Jairo Bittencourt.

Junto com Sérgio Peruchi (PSB), Dalvania foi candidata a prefeita em 2016, quando terminou em segundo lugar, recebendo 10.484 votos, 34,02% dos votos válidos.

Há dois anos trabalhando na composição de nomes para concorrerem ao Legislativo, a sigla tem a expectativa de colocar entre 25 e 30 candidatos a vereador na eleição de 2020. “Estamos fazendo um excelente trabalho nas comunidades, para que possamos chegar ao poder em 2020 e fazer um trabalho de renovação política e de gestão”, afirma Bittencourt.

 

Estruturação da base política é prioridade no PSL

 

Além de siglas tradicionais como o Progressistas, novos partidos também pretendem disputar espaço tanto no Legislativo quanto no Executivo de Içara. No PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro e do governador Carlos Moisés, o trabalho de estruturação da base política no município ainda está sendo realizado.

“O PSL é um partido que está se estruturando agora. Temos o presidente e o governador. Isso facilita para a gente. Mesmo com representatividade estadual e nacional, a gestão desses governantes refletirá diretamente aqui”, explica o presidente do PSL em Içara, Marcos Viscardi.     

Em busca de novos filiados, o PSL conta com um orçamento reduzido e levanta algumas bandeiras conservadoras, alinhadas à hierarquia e recomendações tanto estaduais como nacionais.

“Queremos integrantes que vistam a camisa. As pessoas terão que seguir nossas bandeiras. Acredito que quem procura o PSL já saiba que não trabalhamos com orçamento alto”, ressalta.

Conservadorismo familiar, valores morais, ética na política e na administração pública e respeito ao contribuinte são algumas das bandeiras levantadas pelo partido em Içara. Na recente reunião com o Progressistas, um dos assuntos tratados foi a possibilidade de apoio do PSL a Dalvania Cardoso para a disputa ao poder Executivo do município.

“É um nome que nos agrada. A Dalvania é uma amiga nossa e tem visão conservadora que converge com a visão do nosso partido. Anselmo (Freitas) também é um nome que nos agrada. Se eles quiserem se juntar ao PSL, o partido está de portas abertas. O PSL não deve se coligar com ninguém, deve lançar chapa pura. Mas antes de tomar alguma decisão, precisamos sempre ouvir a vontade da população”, explica Viscardi. Segundo ele, o PSL vai ter ao menos 16 candidatos a vereador, sendo no mínimo seis mulheres.

 

Serafin e Lodetti se colocam como pré-candidatos

 

No MDB, o atual presidente do partido, Sandro Serafin, se coloca como pré-candidato a prefeito de Içara pela sigla. Assim como Arnaldo Lodetti Junior também deixou o nome à disposição do partido para ser lançado a candidato ao poder Executivo.

“Agora depois do Carnaval, haverá uma intensificação nas tratativas e conversações com os partidos coligados. Pretendemos fazer uma coligação forte com PSD, PSDB, PT, PC do B”, revela Serafin.

De acordo com o vice-prefeito, a intenção é fazer uma chapa composta pelo candidato do MDB a prefeito e algum nome entre os partidos coligados candidato a vice-prefeito na chapa. Reeleito, Murialdo Gastaldon não poderá concorrer nas eleições ao Executivo no ano que vem.

No dia 26 de fevereiro, ocorreu uma reunião da executiva do partido, com a participação do prefeito e vice, que fizeram uma apresentação das ações do governo do MDB, iniciado ainda em 2013. Também esteve em pauta o pleito de 2020. “Já estamos trabalhando com as lideranças da cidade para ouvir os anseios da nossa gente”, diz Serafin.