De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC), a região Sul teve em fevereiro o maior índice de vendas de veículos do Estado. Enquanto a média estadual foi 16,37%, maior que a de fecereiro de 2018, com 14.712 unidades comercializadas, entre automóveis, utilitários leves, caminhões, ônibus e motos, no Sul ultrapassou os 30%.

As demais regiões também tiveram um aumento no comparativo com o mês de fevereiro de 2018. Na Grande Florianópolis, o aumento foi de 11,06%, enquanto na região Norte, o número subiu para 12,44% e no Oeste, 28,72%. Já na região do Vale do Itajaí, foram emplacados 10,64% a mais que no mesmo mês do ano passado.

Embora as concessionárias de carros zero quilômetro tenham sentido o reflexo positivo no setor, as revendas de carros usados não tiveram números animadores nos primeiros meses de 2019.

Para Elton Saviato, sócio de uma empresa multimarcas de Içara, as vendas de fevereiro de 2019 caíram 20% na comparação a fevereiro do ano anterior. Além disso, o mês de janeiro também teve baixa procura de clientes na loja.

“Como os clientes de revendas geralmente buscam financiamento total ou parcial do valor dos veículos adquiridos, no começo do ano fica mais difícil de possibilitar isso, pois os bancos retêm um pouco o limite de crédito disponibilizado no mercado. Isso acaba refletindo diretamente nas vendas”, explica Saviato.

O empresário aposta no aumento das vendas nos meses seguintes. “Como o país passa por mudanças estruturais econômicas, acredito que o nosso público acaba dando uma segurada no consumo de veículos até que tudo se reestabeleça economicamente. Mas o clima é de esperança e de que daqui para frente as coisas comecem a melhorar”, projeta.

 

Exigência de mercado

 

A exigência dos compradores é bastante diversificada. De acordo com o responsável por outra revenda de Içara, Rafael Castro, cada cliente busca um produto diferente, mas há critérios que se encaixam na maioria dos casos

“Por exemplo, todo cliente busca quilometragem baixa nos veículos, além de preferência por veículos com placas daqui. Veículos com placas de fora do Estado não são bem aceitos pelo público em geral”, conta Castro.

 

Preferência pelos SUVs

 

Já para Saviato, os veículos SUVs estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. “São veículos maiores e que conseguem se adaptar melhor às irregularidades das nossas estradas. É uma tendência que cresce a cada dia. E para isso nós precisamos estar sempre atentos às novas exigências dos clientes”, afirma.

Proprietário de outra loja multimarcas, Rafael Sacketi também revela que os clientes que conseguem desembolsar quantias um pouco maiores para a aquisição de veículos optam pelos SUVs.

“É incontestável. O pessoal está preferindo veículos maiores e mais resistentes. Além disso, ainda há uma parcela dos clientes que tem certa resistência em comprar veículos de quilometragem acima dos 150 quilômetros, mas a maioria entende que mesmo com essa quilometragem, o veículo continua em plenas condições de funcionamento”, ressalta Sacketi.

Na empresa dele, o mês passado se equiparou a fevereiro de 2018 no volume de negócios. Porém, a melhora em comparação a janeiro foi significativa. “Janeiro foi um mês difícil. Mas geralmente o número de vendas aumenta após o Carnaval. Como o Carnaval este ano foi mais tarde que o habitual, isso acabou refletindo no comércio”, avalia o empresário.