Sob o tema “Fraternidade e políticas públicas” e com o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, a Igreja Católica iniciou nessa quarta-feira a Campanha da Fraternidade 2019. O tema envolve a cidade como um todo: Igreja, cidadãos e poder público, propondo uma reflexão sobre o papel do Estado na vida das pessoas.

Nesse contexto, o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, explica que a estrutura de governo, com exceção das secretarias que estão mais voltadas à construção, ou seja, obras físicas, é consequência de políticas públicas definidas.

“Inicialmente, no âmbito municipal, através das conferências municipais. Depois estaduais e nacionais, todas voltadas para a saúde, assistência social e educação. E cada uma dessas grandes áreas ainda têm seus vários segmentos”, aponta.

“Podemos citar exemplos na educação, onde temos políticas voltadas às crianças. Para as crianças com alguma dificuldade ou portadoras de alguma necessidade especial, sempre nos preocupando com a sua inclusão. Já na assistência social, são políticas ligadas à habitação, ao emprego, à fomentação da renda, e a própria assistência social. Enfim, é assim que está organizado o governo”, detalha.

De acordo com Gastaldon, as políticas públicas que têm trazido mais resultados na área da saúde estão ligadas à atenção básica. “Muita condição favorável a isso. De uma maneira ou de outra, as políticas públicas têm trazido resultados muito bons aqui em Içara porque elas complementam aquilo que a sociedade e o mercado, por si só, não conseguem resolver. Se olharmos os resultados na saúde, educação, assistência social, meio ambiente e na cultura, são muitas coisas positivas em Içara. Basta observar as conquistas do município neste último período”, ressalta.

 

Participação

 

Para o bispo da Diocese de Criciúma, dom Jacinto Inacio Flach, a campanha é também um chamado à participação. “Há muitos espaços em nível nacional, estadual e municipal, onde nós, cidadãos cristãos, podemos participar. Lembro, especialmente, os conselhos municipais. Não se trata só de participar dos conselhos, mas cada um tem que fazer a sua parte, no sentido de melhorarmos a sociedade”, defende.

“Toda vez que vamos ao mercado e compramos alguma coisa, pagamos imposto. Esse imposto deve reverter para o bem comum. E o bem comum é algo muito importante para uma sociedade ter paz, saúde, serenidade, fraternidade para todos e não apenas para alguns. Esse é o grande objetivo do Reino de Deus: construir uma sociedade mais fraterna e mais justa. Isso supõe que todos participemos e que, realmente, nos convertamos para Jesus Cristo, que é o Caminho, a Verdade e a Vida”, afirma.

 

 Quaresma: preparação para a Páscoa

 

A Quarta-feira de Cinzas também abre o tempo de Quaresma, para a qual o Papa Francisco deixou uma mensagem inspirada na criação: “Converter-nos para fazer da criação um jardim, não um deserto”. A Quaresma é um período de preparação para a Páscoa, celebrada neste ano no dia 21 de abril.

Na Paróquia São Donato, em Içara, a quarta-feira teve missa com imposição das cinzas em dois horários. Na mesma data, a celebração aconteceu nas localidades de Esperança, Novo Caravaggio, Santa Cruz e no bairro Aurora. Já nesta quinta-feira haverá missa no bairro Jaqueline e, nesta sexta, no Nossa Senhora de Fátima.

Pároco na Paróquia São Donato, o padre Antoninho Rossi exalta que a Quaresma é tempo de reconstrução. “É um tempo de nos unirmos a Ele. Um tempo de abstinência, oração e reflexão. Quando falamos de abstinência, não se trata de tirar isso ou aquilo do cardápio, mas de fazer doação e caridade para, assim, dar sentido ao período quaresmal”, explica o sacerdote.

Ele assinala que as confissões também devem ter uma ênfase maior neste período. “Pois a confissão é um momento de estado de graça, momento de reconstruir a vida e a santidade”, enaltece.

“Nessa quarta-feira, toda a Igreja Católica inicia o tempo santo da Quaresma, que é um tempo de preparação para a festa da Páscoa e de redescoberta da graça batismal. Quaresma é também um tempo de penitência e de oração mais intensa, de reflexão sobre a caridade”, reforça o padre Maxssuél Mendonça, pároco da Paróquia São Miguel, em Vila Nova.

“Na verdade, estes três exercícios: oração, jejum e caridade, são exercícios intensos que vivemos durante todo o ano, mas a Quaresma é um tempo próprio para revermos. No Brasil, também iniciamos a Campanha da Fraternidade”, acrescenta.

Em Vila Nova as missas serão celebradas de segunda à sexta-feira, às 6h30min; quarta-feira às 15 horas; sábado, às 7 horas e aos domingos, duas celebrações, às 8 e às 19 horas. Para as confissões, os fiéis terão dois momentos aos domingos, às 7 horas e às 17h30min.

 

Santuário

 

Já no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, o tempo quaresmal terá Via Sacra todas as sextas-feiras, às 6 e às 19 horas. Durante a Semana Santa, haverá confissões individuais de terça até quinta-feira (8h30min às 11h30min e 13h30min às 17h30min) e na Sexta-feira Santa, das 8 às 12 horas.

No Domingo de Ramos, as celebrações serão as 11 e às 15 horas, com a Santa Missa com a bênção de Ramos; à tarde (14h30min), haverá procissão saindo da Igreja da Agonia. Na Quinta-feira Santa, às 19h30min, ocorrerá a Santa Missa com o Lava-pés e Adoração ao Santíssimo Sacramento até meia-noite.

Ainda no Santuário, no dia 19 de abril a caminhada e encenação da Paixão do Senhor iniciam às 15 horas, com saída da Capela de Morro Bonito e celebração da Leitura da Paixão. E às 18 horas, caminhada do Senhor Morto, do Santuário à Igreja Matriz São Donato. No sábado, ocorre a Vigília Pascal. No domingo, às 11 e às 15 horas, haverá a Santa Missa de Páscoa. E às 19 horas, será celebrada a Santa Missa de abertura da semana em preparação à Festa da Divina Misericórdia.