Devido ao ponto facultativo de Carnaval, os órgãos municipais em Içara não funcionarão nesta segunda e terça-feira, voltando à normalidade na Quarta-feira de Cinzas. Os dias de folia também vão mexer com os horários de atendimento em outros municípios, assim como afetar o funcionamento de bancos e do comércio.

A exceção em Içara é a coleta de lixo, que atende normalmente na segunda-feira, e no dia seguinte funcionará apenas em pontos principais da cidade. Outros serviços de responsabilidade do município funcionam somente por plantão.

As unidades de saúde, o Paço Municipal e as escolas da rede municipal, entre outras repartições, não terão expediente nesta segunda e nem terça-feira, reabrindo na quarta-feira. Sem o funcionamento das unidades de saúde, o atendimento neste período deve ser buscado no Hospital São Donato.

Já a Defesa Civil ficará de plantão durante estes dias, podendo ser acionada pelo telefone (48) 98414-1509. A Cooperaliança também estará de plantão ao longo do Carnaval, e o contato poderá ser feito através do 0800-484040. A Casan segue a mesma programação, e disponibiliza o seguinte número para emergências: 0800-6430195.

 

Balneário Rincão

 

Apesar de sediar o CarnaRincão, os serviços municipais em Balneário Rincão não serão interrompidos com a programação do evento. As secretarias, fundações e demais órgãos da cidade funcionam normalmente na segunda-feira. O expediente estará suspenso apenas na terça, retornando na quarta-feira.

 

Criciúma

O ponto facultativo de Carnaval interrompe o funcionamento de determinados setores da prefeitura de Criciúma. Na segunda e terça-feira, o horário de atendimento será alterado por conta disso no Paço Municipal, Defesa Civil, saúde, educação, coleta de lixo/seletiva e transporte coletivo.
A prefeitura estará fechada na segunda e terça-feira, retomando as atividades na quarta-feira, a partir das 8 horas. As escolas e os Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs) entram em recesso escolar na segunda e na terça-feira. As aulas retornam na quarta-feira.

As unidades básicas de saúde seguem a mesma programação, ou seja, permanecem fechadas na segunda e na terça-feira, e retomam os atendimentos na quarta-feira. Já as unidades de pronto-atendimento de urgência e emergência, localizadas no 24 Horas do bairro Boa Vista e na UPA da Próspera atendem em horário normal.

Quanto à coleta de lixo e seletiva funcionará normalmente. Mas não será o único serviço que permanecerá atendendo a população. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Criciúma (Compdec) também vai funcionar, sem restrições. O contato com o órgão pode ser feito pelos telefones (48) 99162-9006 ou pelo 199.

As linhas de ônibus funcionarão em horário normal na segunda-feira, e em horário de feriado na terça-feira.

 

Comércio abre na segunda-feira, mas bancos estarão fechados 

 

Os bancos de todo o país não terão expediente na segunda e na terça-feira, em virtude do Carnaval. O atendimento retorna somente na Quarta-feira de Cinzas, ao meio-dia.

As lojas de Içara e de Criciúma terão expediente normal nesta sexta-feira, sábado e segunda-feira. Na terça será ponto facultativo, ou seja, cada estabelecimento decide sobre o funcionamento.

Os supermercados, por sua vez, funcionarão normalmente no período de folia. Já o Sindicato dos Comerciantes Varejistas e Atacadistas de Içara, Morro da Fumaça e Balneário Rincão, além da Associação Empresarial de Içara, não abrirão na segunda e na terça-feira.