Enquanto para grande parte da população o Carnaval é motivo de comemorações e festas, seja em locais de grande público, como ruas e sambódromos ou no lazer de praias e piscinas, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atua com efetivo preparado para o atendimento de ocorrências neste período. Isso porque o risco de acidentes aumenta na mesma proporção do consumo de bebidas alcoólicas.

Em um comparativo estatístico feito pelo Centro de Comunicação Social do CBMSC, dados expõem que o número de atendimentos aumenta significativamente no período de Carnaval. Porém, em 2018, a intensificação de ações de prevenção exercidas no período pré-feriado, além da conscientização da população, resultou em bons índices.

Neste Carnaval, o CBMSC atuará com efetivo completo de guarda-vidas nas praias do Estado, que representa 1.146 profissionais atuando por dia, dos 1,7 mil formados. Algumas localidades terão escalas extraordinárias, com militares, escolas de oficiais e praças de prontidão, como por exemplo, as cidades de Florianópolis, Joaçaba e Laguna.

Essas ações têm como objetivo seguir o saldo positivo do ano anterior, no qual houve a presença intensa do CBMSC e não foram registrados óbitos por afogamentos em áreas guarnecidas durante o feriado de Carnaval.

Prevenção

As ações de prevenção são essenciais para a redução do número de acidentes, principalmente em datas comemorativas. Orientações básicas, tais como não dirigir, nem entrar no mar, rios ou piscinas após o consumo de bebidas alcoólicas, ter cuidado redobrado nas estradas e em locais de grande público são medidas simples que podem salvar vidas.

Orientações:

– Nunca dirija ou entre no mar após beber ou usar substâncias entorpecentes ou estimulantes;

– Revise os itens de segurança do seu veículo antes de pegar a estrada;

– Evite pegar rodovias em horários de pico;

– Crianças devem ser acomodadas em cadeirinhas de segurança apropriadas para idade e sempre com cinto de segurança;

– Animais de estimação devem ser transportados em bolsas ou caixas especiais;

– Nos dias mais quentes, aumente o consumo de água e não ingira bebidas alcoólicas em excesso;

– Se a viagem for muito longa, pare a cada duas horas para movimentar-se.

– Evite o uso e proximidade com fogos de artifício, mesmo em locais abertos (o uso de artefatos pirotécnicos em locais fechados é proibido);

– A capacidade máxima de lotação de estabelecimentos comerciais deve ser sinalizada por uma placa –a superlotação é crime previsto no Código de Defesa do Consumidor. As saídas de emergência devem ser bem sinalizadas e desobstruídas.