A participação do Criciúma na Copa do Brasil impediu a equipe de encerrar o turno do Campeonato Catarinense na data prevista, assim, o tricolor voltará a campo nesta quarta-feira para recuperar o jogo atrasado. Mas a partida diante do Hercílio Luz, com início às 20 horas no estádio Heriberto Hülse, vale muito mais do que a atualização da tabela de confrontos do Estadual.

O duelo pode representar a retomada da busca por um lugar entre os quatro primeiros colocados da competição, e assim garantir presença na semifinal. No momento, o tricolor ocupa a sétima colocação com dez pontos, sete a menos que o Marcílio Dias, o quarto colocado com o mesmo número de jogos disputados.

“A gente já sabia que ia encontrar dificuldades no campeonato, pelas equipes que participam. Mas a gente está procurando trabalhar bastante, trabalhar sério, porque sabemos que uma hora as coisas vão acontecer naturalmente. Falta encontrar os caminhos dos gols. A gente sabe que está devendo, conversamos muito sobre isso e estamos trabalhando para que a bola possa entrar e as vitórias possam vir”, assegura o lateral Marlon.

“Temos que buscar vencer sempre. O Criciúma é grande e nós não podemos ficar fora do G-4, perder a chance de ir para uma semifinal e final. A fórmula de disputa mudou (com a inclusão da semifinal), isso aumenta as nossas chances e não podemos desperdiçar. Estamos produzindo muito e fazendo poucos gols. Isso é algo que precisamos melhorar. Temos jogadores de qualidade, experientes e também os jovens, que podem nos ajudar muito”, avalia o goleiro Luiz.

 

Sequência em casa

 

Com a alteração na tabela do Estadual, o Tigre terá três jogos seguidos em casa. Depois do Marinheiro, vai pegar o Marcílio Dias e a Chapecoense. “Isso vai ser um divisor. É o momento de fazer nove pontos, para já pensar no G-4 e na semifinal. Mas é claro que precisamos ir jogo a jogo”, considera Luiz.

“Não adianta pensar nos três jogos em casa. Temos que focar no Hercílio, que é o jogo mais importante neste momento. Sabemos que vai ser um jogo muito difícil, mas vamos focar para que nesta quarta-feira a gente consiga fazer uma grande partida e conseguir o resultado positivo”, emenda Marlon.

 

Poucos gols

 

Os dois jogadores reconhecem a pouca efetividade ofensiva – em nove partidas disputadas até o momento, foram marcados apenas sete gols. Entretanto, são unânimes em defender o atacante Pedro Bortoluzo, principal alvo das críticas da torcida. “Ele é um jogador que se dedica muito ao time. Tem a nossa confiança e a do treinador”, afirma Marlon.

“Quando o Pedro entrou contra o Oeste (pela Copa do Brasil), foi vaiado e achei que não deveria. Acho que a torcida deveria dar um pouco mais de apoio, porque não vai ajudar dessa maneira. A gente sabe que está uma escassez de gol, mas tem que ter um pouco mais de paciência. Ele foi lá, pegou a bola para bater o pênalti e foi muito importante chamar a responsabilidade, sabendo que a crítica estava muito grande em cima dele. Bateu firme, bateu bem”, lembra Luiz.

 

Preparação conta com a realização de dois treinos

 

A preparação para a partida desta quarta-feira contou com a realização de duas atividades. Após o empate fora de casa com o Figueirense no domingo, o Criciúma retomou os trabalhos na tarde de segunda-feira, no Centro de Treinamento, no bairro Cristo Redentor.

Os jogadores que atuaram por mais tempo no fim de semana realizaram um trabalho de recuperação. O restante do elenco de atletas fez um treino que alternou entre parte física e técnica.
O último treino antes do confronto contra o Hercílio ocorreu nessa terça-feira. Para o duelo, o técnico Doriva terá à disposição Carlos Eduardo. O lateral direito foi expulso contra o Joinville e cumpriu suspensão na rodada passada.

Se a fase no Estadual não é das melhores, talvez o retrospecto possa pesar a favor do Tigre. Segundo o site Meu Time na Rede, Criciúma e Hercílio Luz já se enfrentaram 37 vezes ao longo da história e os carvoeiros venceram em 20 oportunidades, contra oito vitórias do time de Tubarão e nove empates. Foram 53 gols marcados e 31 sofridos.

Na atual edição do Catarinense, o Hercílio Luz é o oitavo colocado entre os dez participantes, com sete pontos conquistados até o momento e apenas uma vitória em nove partidas realizadas.

Ainda pela última rodada do turno, outro jogo será disputado nesta quarta-feira, também a partir das 20 horas. No Estádio da Ressacada, em Florianópolis, o Avaí receberá a Chapecoense. A rodada será completada, então, no dia 6 de março, com o embate entre Marcílio Dias e Figueirense, no estádio Doutor Hercílio Luz, em Itajaí.