De acordo com dados da Secretaria de Estado da Fazenda, Içara continua num ritmo de crescimento econômico bem acima da média regional e estadual. Enquanto o município teve desempenho 15,4% maior em 2018, no comparativo com 2017, Santa Catarina registrou aumento de 4,5% entre um ano e outro, enquanto na Região Carbonífera o índice ficou em 4,4%.

“O papel do prefeito é fazer obras e a prestação de serviços, mas tem que ir além. Todas as obras que nós fazemos tem que ser vetor de desenvolvimento, para impulsionar as comunidades. Os serviços têm que ser de qualidade. Esse conjunto que se estabeleceu entre a realização de obras e a prestação de serviços atraiu muitas empresas para Içara. E muitas que já estavam na cidade ampliaram as suas atividades”, avalia o prefeito Murialdo Gastaldon.

Em janeiro de 2013, Içara possuía 1.518 empresas. Seis anos depois, o número subiu para 3.922, o que representa um crescimento de 158,36%. “Ou seja, em seis anos nós mais que dobramos a quantidade de empresas, em um momento em que o Brasil passa por recessão, que as empresas fecham as portas, demitem, que a demissão supera a admissão. Em Içara ocorreu o contrário”, aponta.

Neste mesmo período de seis anos, 1.778 empresas foram fechadas. Todavia, com o aumento de 2.404 empreendimentos, os números indicam que para cada grupo de 100 empresas que interromperam suas atividades, houve a abertura de outras novas 135.

 

 

Geração de empregos

 

Números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostram que Içara obteve superávit de empregos pelo segundo ano consecutivo. Em 2018, o desempenho não chegou ao patamar do ano anterior, cujo saldo reajustado aponta 446 novas vagas, mas ficou acima da maioria das cidades da Região Carbonífera.

Foram 313 postos de trabalho a mais de janeiro a dezembro de 2018 no município. O resultado representa o acréscimo de 759 empregos formais desde 2017.

“A abertura de novas vagas é um termômetro da economia. Chegamos a um saldo positivo mesmo diante de um ano eleitoral, quando há mais precaução por parte dos empresários. Portanto, a projeção para 2019 é de um desempenho ainda melhor”, projeta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, Alexandre Fernandes.

A principal contribuição no resultado de Içara ocorreu com 229 novas vagas no setor de serviços. A construção civil contribuiu com 68 o adicional de carteiras assinadas, seguida da atividade extrativista mineral com 31, o comércio com 26, os serviços industriais de utilidade pública com oito e a agropecuária, extração vegetal, caça e pesca com dois. Apenas a indústria da transformação encolheu. Foram 51 demissões a mais do que as admissões no período.

 

Movimentação econômica reflete na arrecadação

 

A geração de empregos não é o único fator positivo em uma economia aquecida. O crescimento no volume de negócios reflete também na arrecadação do município, seja em tributos próprios ou no retorno de impostos estaduais e federais.

“É claro que isso traz mais receita, mas como a participação do município na receita tributária é muito pequena, o reflexo na arrecadação também é pequeno. Mesmo assim, tem um crescimento na receita do município, que permite a realização de obras. Com mais pessoas empregadas, elas estão comprando no comércio local e o comércio também contrata mais. É um círculo virtuoso”, define o prefeito Murialdo Gastaldon.

Um impulso a mais na economia do município é esperado com a implantação do Condomínio Empresarial Luiz Henrique da Silveira, na comunidade de Esperança, com capacidade para abrigar 35 empresas.

A previsão é de que esteja pronto no primeiro trimestre de 2020. “Com certeza as 35 empresas que vão se instalar ali vão atrair outras empresas e essa região terá um impulso extraordinário em sua economia. Terá também uma área destinada à colocação de equipamentos públicos, a exemplo de uma creche, uma unidade de saúde e um espaço de lazer”, descreve o chefe do Executivo municipal.

 

Microempreendedores individuais lideram o ranking

 

Daiane França Macedo integrará em breve o rol das novas empresas criadas em Içara em 2019. A designer, que trabalha com a criação de peças gráficas, está em fase de regularização do seu empreendimento criativo, como Microempreendedora Individual (MEI), junto à prefeitura.

“Fiz o cadastro pelo site e recebi todas as orientações necessárias com muita agilidade e rapidez. É um processo ágil e assim que entregar os documentos já estarei com meu trabalho regularizado”, celebra.

Do total de novas empresas, os microempreendedores individuais, como o caso de Daiane, lideram o ranking em Içara. Em 2013, havia apenas 101 empresas ativas. Em janeiro de 2019, foram registrados 1.312, um aumento de 1.119%.  “No caso dos autônomos, em 2013 o número era de apenas 141, saltando para 475 em 2019”, informa o chefe do setor de Fiscalização de Tributos, Luciano Serafin Cardoso.

Desde 2018, a Lei Municipal 4.045, que instituiu o “Içara Bem Mais Simples”, reduzi a burocracia para a emissão de alvarás. Os cidadãos interessados em abrir suas empresas e empreendimentos têm o documento no prazo máximo de 48 horas.

“É um trabalho em conjunto que oferece aos empreendedores um modelo mais rápido e moderno para abertura de empresas, gerando emprego e renda para nossa região”, ressalta o prefeito Murialdo Gastaldon.

“O decreto da Lei prevê o Enquadramento Empresarial Simplificado, com base nas informações de autodeclaração dos próprios empreendedores. O enquadramento vale para empresas de baixo potencial poluidor e risco sanitário”, acrescenta Cardoso.