Com dedicação e amparo aos pacientes, os cuidadores desempenham importante papel na recuperação de pessoas que estão em tratamento no hospital ou fazem a reabilitação em casa. Uma profissão que vai muito além dos serviços de saúde e serve de apoio também às famílias.

Carinho, amor e zelo são sentimentos fundamentais à recuperação e qualidade de vida de pessoas impossibilitadas de realizar atividades rotineiras por serem acometidos por doenças ou acidentes, independentemente da idade. A avaliação é das enfermeiras Larissa Alves e Luara de Sousa, que oferecem atendimento às pessoas que necessitam de cuidados especiais, treinamento e serviço especializado.

“A demanda existente na região nos fez perceber que nossos serviços podem ser levados às famílias que não têm tempo disponível para tratar e proteger seus entes queridos em situação delicada de saúde”, declara Larissa.

“Nosso trabalho é feito com muito carinho, atenção e qualidade, pois sabemos da importância de olhar pelas pessoas cumprindo o papel de seus familiares que não disponibilizam de tempo integral para fazê-lo”, acrescenta Luara, que é estomaterapeuta, especialista em feridas, estomas e incontinência.

Enfermeira há sete anos, Adriana da Silva Boeira há quatro anos trabalha com home care. Ela é funcionária de uma empresa de Criciúma, mas atende também em Içara. Segundo a profissional, os cuidados prestados em casa aceleram a recuperação do paciente.

“Ele se sente mais à vontade, então o tratamento terapêutico é um pouco mais rápido, porque a gente tem uma eficácia melhor. Junto da família, ele se sente mais seguro, então o home care é um pouco melhor que na instituição hospitalar, apesar dos cuidados médicos. Ele se dedica mais ao tratamento e o trabalho também é mais intensificado”, explica Adriana.

No caso da empresa para a qual ela presta serviços, há uma equipe multiprofissional para atendimento dos pacientes, que conta com fonoaudióloga, nutricionista, fisioterapeuta, além dos enfermeiros.

Mas outros personagens são fundamentais nesse processo. “O papel da família é vital, para o paciente se sentir amparado, acolhido, para ter essa vontade de melhorar 100%. As famílias são muito receptivas e nunca tivemos problemas. Nas situações adversas, a gente sempre dá um jeito”, assegura.

 

No serviço, esforço e paciência necessários

 

Para a advogada Milene Dal Farra, ter pessoas de confiança e devidamente capacitadas está sendo fundamental para a qualidade de vida de sua mãe. “Minha mãe foi diagnosticada com Mal de Alzheimer há alguns anos. A primeira coisa que a gente pensa é como conseguir dar qualidade de vida nos anos que estão por vir. No começo são as repetições de fala, estórias contadas várias vezes, a teimosia, a agressividade, a reclusão. Quando procurei pela empresa, fui prontamente atendida pela Larissa (Alves), senti nela o que há muito não sentia… Ela ama o que faz! E acredito que por ter a vocação plantada no coração ela exerce com todo prazer o que faz”, declara.

Milene ainda assinala que cuidar de quem tem Alzheimer exige esforço e paciência. “Muitas famílias têm receio de contratar um profissional, que por vezes vai ser o amigo, o companheiro que vai reconectar o doente ao mundo. E a preocupação sempre foi deixar minha mãe nas mãos de pessoas que lhe dessem o máximo de atenção e isso está acontecendo. O acompanhamento para com minha mãe é diário, sempre trazendo atividades diferentes com o objetivo de manter a coordenação motora e o raciocínio”, expõe.

Já a filha de Rosa (nome fictício), Ana (nome fictício), conta que precisam dos serviços dos cuidadores de maneira diferenciada. “Não precisamos de cuidados diários. Minha mãe necessita de acompanhante para consultas e exames. Todos nós trabalhamos e, lamentavelmente, não estamos sempre liberados para estar ao lado dela”, justifica.

“O serviço que as meninas (Larissa Alves e Luara de Sousa) oferecem é perfeito para a nossa necessidade. São pessoas de confiança, com treinamento, sabem o que estão fazendo. Nos dão segurança e tranquilidade, pois a cada chamado nos passam relatório, cumprem os horários e são carinhosas demais”, revela.

 

Supervisão para alcançar as metas traçadas

 

Segundo a enfermeira Larissa Alves, tanto os pacientes quanto os cuidadores são supervisionados semanalmente, para que o tratamento seja seguido de acordo com as metas traçadas.

“Vale ressaltar que também oferecemos capacitação aos familiares que desejam entender melhor como tratar seus parentes neste momento tão delicado de suas vidas”, afirma. “O cuidado em casa faz muita diferença na recuperação e qualidade de vida das pessoas incapacitadas temporariamente ou não”.

Sobre as capacitações, a última realizada neste mês contou com a participação de 14 profissionais. O treinamento foi realizado pela fisioterapeuta Juceli Rabelo, uma das especialistas que fazem parte da equipe da empresa. Na ocasião foram tratados temas como mudança de decúbito, prevenção de lesão por pressão, conforto e higiene.

O quadro de especialistas também conta com fonoaudióloga, nutricionista, médico clínico geral e psicólogo. Todos os profissionais são instrutores nos cursos oferecidos uma vez por mês.