A Biblioteca Municipal Cruz e Sousa, que funciona junto à sede do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI), localizado na Praça da Juventude Fernando Pacheco, na área central de Içara, permaneceu fechada durante o final de ano e o mês de janeiro, em virtude das férias escolares. Mas o espaço voltou a funcionar no dia 1º de fevereiro, com alterações no horário de atendimento.

Antes do recesso, o local abria apenas no período da tarde, porém neste ano atenderá pela manhã e à tarde, das 7h45min às 11h45min, e das 13 às 17 horas.

Segundo a responsável pela biblioteca, Marilda de Lagos Inácio, o movimento dos últimos dias, com o retorno das atividades nas escolas, está acima da expectativa projetada. “Teve bastante procura no final do ano, muitas pessoas fizeram empréstimos de livros. E agora, eles estão vindo devolver, e estão trocando, levando mais livros. Eu esperava um movimento menor, mas está bem boa a procura”, avalia.

Além do local ter um acervo de mais de 5 mil exemplares disponíveis, podendo ser emprestados por meio de cadastros, há a promoção de atividades culturais, como contação de histórias e visitas de escolas.

Os eventos em prol da cultura, provavelmente, ocorrerão ao longo deste ano, porém não há a definição de datas ainda, de acordo com Marilda. “Nesta semana vamos fazer uma reunião para decidir a programação”, informa.

O encontro para decidir a programação no espaço será com integrantes da Fundação Municipal de Cultura e Esportes de Içara (FMCE). No ano passado, as atividades ocorriam toda última sexta-feira do mês.

 

Cadastro

 

Os exemplares são emprestados à comunidade mediante o preenchimento de uma ficha. “A pessoa só precisa trazer um comprovante de residência e identidade”, detalha Marilda.

Com o cadastro feito, o leitor poderá escolher o livro que deseja, porém tem um prazo de devolução. “Damos 15 dias para a pessoa ler. Caso não consiga terminar nesse período, renovamos para mais 15 dias”, afirma a responsável pela biblioteca.

 

Doações

 

O acervo da biblioteca também aceita doações da população. “Aceitamos doações de livros de literatura. Acontece muito de quererem doar livros que não são de literatura, como os didáticos, mas acabamos não aceitando”, avisa Marilda.

Segundo ela, as contribuições garantem a renovação do acervo. “Os livros não são renovados, geralmente são quando é de doação. Agora, o acervo foi renovado, pois recebemos doações de alguns livros novos”, conta.

 

Praça do CEU dispõe de 2,2 mil títulos

 

A biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (praça do CEU), em Vila Nova, destinada a estudantes e moradores, no mês de janeiro teve movimento intenso. E, de acordo com o coordenador do Centro, Antônio Evilásio Cardoso.

“A biblioteca funcionou durante as férias, e a clientela foi bem boa, tivemos bastante alunos cadastrados procurando por livros. Agora, com o retorno das aulas, a tendência é aumentar à procura”, diz o coordenador. Na rede estadual, o ano letivo começou no dia 11 de fevereiro e, na municipal, na semana passada.

O espaço possui 2,2 mil títulos disponíveis e funciona das 9 ao 12 horas, e das 13 às 17 horas. Além dos livros, como a Biblioteca Cruz e Sousa, no espaço há promoção de cultura. E para este ano a programação das atividades está em definição, de acordo com Cardoso.

“Ainda não tivemos a definições da Fundação Cultural. Mas a expectativa é de dobrar o público este ano com as atividades. No ano passado, fizemos várias atividades de contação de histórias e outros projetos”, detalha.