Valentia imortal

Einstein um gênio que acertou e pecou. Descobriu a ciência aos cinco anos, pois ganhou uma bússola de seu pai, estímulo prosaico. Despertou sua curiosidade e como funcionaria o universo. Ainda na juventude suas revolucionárias descobertas, sobre a natureza da matéria, do tempo e do espaço. Seus pensamentos: “A imaginação é mais importante que o conhecimento”. “Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio”. Em sua obra filosófica “Como Vejo o Mundo”, Einstein procurava enfatizar seu ponto de vista do mundo e suas concepções em temas fundamentais à formação do homem, tais como o sentido da vida, o lugar do dinheiro, o fundamento da moral e a liberdade individual.

Vicent Van Gogh um obsessivo nas pinturas noturnas! Guardava em seu coração a negra luz e descia do céu a arte. Nasceu em 1853 e foi embora desta terra em 1890. É um dos pintores mais caros do mundo! Algumas pinturas: “A Noite Estrelada”. O céu fascinante, nuvens e ventos… Inspirador de outras telas e canções. Seu principal amigo sempre foi seu irmão mais jovem, Theo. A obsessão pela noite é retratada num dos seus primeiros desenhos de 1878, quando ainda não tinha decidido ser pintor. Aparece a fachada de um café noturno, considerada sua primeira obra de real valor artístico. “Os Comedores de Batata”, de 1885, maravilhosa obra ilustrada por uma família de camponeses jantando e iluminados por uma artificial luz. Outra obra, “A Noite Estrelada” de 1889, é uma visão do céu noturno. Seu baú revela o onívoro leitor que foi, além da língua materna dominava holandês, inglês, francês e alemão. Diante de tantas belezas muitas vezes parecia um louco, decepou até sua própria orelha, num momento de loucura, um gênio maluco! Um dia escreveu para seu irmão Theo: “Com frequência, me parece que a noite é mais viva e mais colorida do que o dia”.

Moacyr Scliar, judeu, médico e escritor importante faleceu em 2011. Escreveu “Sonhos Tropicais” que mostra uma visão abrangente da realidade do Brasil. Suas ideias: “As palavras servem para estabelecer laços entre as pessoas e para criar beleza” e “O imigrante recebe uma espécie de compensação por sua condição de marginal da cultura. Ele é dono de um olhar privilegiado, um olhar que lhe permite enxergar a realidade do país de maneira diferente”. Escreveu outros importantes livros: “Histórias de um Médico em Formação”, seu livro de estreia, e “O Centauro no Jardim”, um romance conhecido e admirado e outros…

Aracy de Carvalho, a segunda esposa de João Guimarães Rosa (1908-1967), autor do livro “Grande Sertão Veredas”.  Mulher corajosa, que em 1947 teve amizade em segredo com os perseguidos políticos. Desafiou o antissemitismo encapado nos bastidores de Getulio Vargas e facilitou a concessão de centenas de vistos para judeus. Ao lado do marido compartilhou a cama, a indignação e a crueldade do nazismo. Quatro décadas depois seria laureada com a mais alta honraria para os nãos judeus, e arriscaram para proteger vítimas do Holocausto.  “Justa entre as Nações (Governo de Israel)”.

Sergio Moro, homem corajoso que desvendou sua própria personalidade e continua revelando os destruidores do nosso país! Muitos estão vivendo nas prisões, atrás das grades, pois desviaram bilhões dos cofres do nosso Brasil. Moro está protegendo o Brasil e esquece de si, e isto preocupa seus admiradores. Protegido ele continuará forte amedrontando e levando para as prisões os poderosos safados… Com vasto conhecimento, perguntas meticulosas e sentenças nobres, Moro defende nossa Pátria! Lava Jato é um épico em movimento que permanecerá eternamente superando negros delírios que perturbarem nosso Brasil. Moro recebeu ajuda de pessoas experientes e corajosas e abraçados permanecem… Ainda têm alguns bandidos livres, mas tudo vai mudar… Suas palavras: “… É muito bonito, dentro de uma democracia, ver o povo defendendo o Brasil… Todos somos contra o crime, a corrupção e quem peca precisa ser punido”.

Todos os personagens citados fazem parte de um épico em movimento que enriquece o Brasil. Todo bandido merece ser enjaulado e ser esquecido na prisão!