Nos próximos dias, as cadeiras voltam a dançar no Executivo e no Legislativo de Içara. Elas não têm vida própria, não. É que a coreografia já foi ensaiada e o vereador Geraldo Baldissera assumirá a secretaria de Serviços Urbanos, uma nova pasta que deve atender à demanda da população abrangendo os serviços de manutenção da cidade. E com a licença do titular, o suplente, Higor Robetti, retornará à Câmara. Ambos são do MDB.

Segundo Baldissera, a conversa com o prefeito Murialdo Gastaldon vem ocorrendo faz algum tempo e agora chegou o momento de encarar o novo desafio. “Resolvi aceitar o convite do prefeito pelo compromisso que tenho com a cidade e a certeza de fazer um trabalho sério e comprometido”, declara.

Ele acrescenta que vai fazer o máximo para deixar o melhor legado de seu trabalho, a exemplo do que ocorreu quando comandou outras secretarias. Baldissera já esteve à frente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundai) e das secretarias de Obras e de Agricultura, sempre em gestões de Gastaldon.

O chefe do Executivo afirma ter certeza de que o indicado fará um grande trabalho. “Ele felizmente aceitou o nosso convite e fará muito bem ao governo”, declara.

O prefeito explica que a estrutura e as atribuições da nova secretaria permanecem as mesmas do Samae, mas haverá alteração na nomenclatura, agregando a parte de serviços da cidade, como limpeza de canais e de bocas de lobo, corte de grama, e tudo que esteja relacionado ao trânsito. “Enfim, tudo o que for serviço ficará com a secretaria de Serviços Urbanos. Quando se tratar de investimentos, será de responsabilidade da secretaria de Planejamento”, detalha.

Nesse contexto, o futuro secretário avalia que o primeiro passo será o de se inteirar ao máximo sobre a secretaria. “Mas os munícipes podem esperar de mim muito trabalho, empenho e dedicação”, enfatiza Baldissera, assinalando que deve ficar no comando da repartição pública até a data limite para encarar a disputa pela reeleição. As eleições municipais acontecem em 2020.

 

Nova oportunidade no Legislativo

 

Já o jovem Higor Robetti se diz ansioso e feliz com a oportunidade de retornar ao Legislativo. Ele assumiu a cadeira por 30 dias, em 2017.  “É uma satisfação retornar à Câmara, pois isso mostra que os 700 votos conquistados no último pleito foram uma grande vitória. Volto à Casa Legislativa com a bandeira da ‘Geração do Bem’, que é pautada na representação da juventude, na moralidade, na ética e no desenvolvimento econômico de Içara”, descreve.

Robetti ainda salienta que a população pode esperar dele a representação da nova política. “Sou o mesmo que foi candidato em 2016, mas agora mais maduro, com mais bagagem e experiência. Esperem de mim muito trabalho, portas sempre abertas e ouvidos atentos às vozes da comunidade para que possamos, juntos, fazer a Içara que todos nós queremos. Espero, com a bênção de Deus, fazer o melhor, pois nossa doce cidade merece”, considera.

O jovem suplente já está exonerado das atividades no Executivo e também pretende disputar uma vaga na Câmara de Vereadores em 2020. “Desta vez, espero que definitiva”, pontua.