As nove vagas deixadas pelos cubanos, com o fim da parceria entre Cuba e Brasil no programa Mais Médicos, estão preenchidas desde janeiro em Içara. No entanto, em outras cidades do país, em especial municípios afastados das capitais, o preenchimento ocorreu apenas na semana passada.

Conforme o Ministério da Saúde, as 1.397 vagas restantes foram ocupadas por brasileiros formados no exterior e com isso não será necessária a abertura de novos editais de contratação.

A saída dos cubanos do programa, em novembro do ano passado, fez com que abrissem 8,5 mil vagas por todo o Brasil para médicos. Boa parte dessas vagas foram preenchidas no mês seguinte. A exemplo Içara, que no início de dezembro de 2018 já estava com sete das nove vagas ocupadas.

As duas restantes foram preenchidas em seguida, uma ainda em dezembro e outra em janeiro. A diferença de tempo no preenchimento foi devido à desistência, ainda em processo de contratação, de um médico para atuar na Estratégia de Saúde da Família, e a outra em razão de o profissional contratado residir no Rio de Janeiro e precisar de mais tempo para realizar a mudança.

De acordo com coordenadora da Atenção Básica no município, Iane Savi, o profissional que residia no Rio de Janeiro iniciou em dezembro os atendimentos na unidade do bairro Aurora.

“Com a desistência do profissional para atuação na Estratégia de Saúde da Família, foi relançado o edital. Uma médica assumiu a vaga. Ela começou no início de janeiro, na semana do dia 7”, informa Iane.

 

Sem dificuldades

 

Conforme a coordenadora, o prazo maior para contratação da profissional não trouxe nenhuma dificuldade, tendo em vista que a médica é responsável por dar suporte à saúde do município. “Ela atua na parte interna, auxiliando nas unidades de saúde, fazendo a reposição de médicos em férias”, explica.

No período em que as unidades ficaram sem médicos do programa, o município adotou alternativas, como promover o revezamento de profissionais entre as comunidades. “Contamos com o apoio do Governo Municipal e do Hospital São Donato, que se uniram para disponibilizar dois médicos no ambulatório, absorvendo parte da demanda das unidades”, recorda Iane.

 

Distribuição

 

As nove vagas deixadas com o fim da participação de Cuba no programa e redistribuídas a partir da contratação dos brasileiros estão distribuídas em oito unidades de Içara: Terceira Linha, Raichaski, Jardim Elizabete, Vila Nova 1, Vila Nova 2, Jussara, Boa Vista e Aurora, além da Estratégia de Saúde da Família.

 

Novos contratados têm boa aceitação do público

 

Com a reformulação, todas as 14 vagas do programa Mais Médicos em Içara são ocupadas por brasileiros. A mudança, segundo enfermeiras das unidades de saúde, está sendo bem aceita pela população.

“Na unidade onde trabalho, a aceitação tem sido bem boa. A população encarou bem a troca. Mesmo naqueles dias quando houve a troca dos médicos, conseguimos atender a população”, ressalta a profissional responsável pela unidade de Boa Vista, Janaina Prudêncio.

“Até onde eu sei, tem sido bem aceito. São duas médicas bem atenciosas. Não estamos tendo queixas. A procura é grande, tanto aqui nos atendimentos na unidade quanto nos domiciliares, porque as médicas também fazem visitas”, conta Cristiane Elias Onofre, enfermeira da unidade do Jardim Elizabete. No local, há duas profissionais, entretanto, apenas uma foi contratada recentemente para atuação na vaga disponibilizada pelo Governo Federal.

Fernanda Bavaroli de Souza, enfermeira responsável pela unidade do Jussara, diz que os atendimentos permanecem iguais, e com boa aceitação da população. “A aceitação está boa. E a procura continua bastante pelo atendimento. Segue igual”, afirma.