Alho e óleo, americana, atum, bacon, baiana, calabresa, catupiry, escarola, frango, lombinho, mexicana, milho verde, napolitana, paulista, portuguesa, siciliana, texana, vegetariana… Esses são alguns dos inúmeros sabores das pizzas. E sabe o que todos eles têm em comum? Todos recebem uma massa, molho base e queijo. “Mas será que deveriam?”, questiona o chef Paulo Vitor Dal Pont.

De diferentes tipos, as massas podem ser fofinhas, espessas, finas, crocantes ou macias. Podem vir em triângulos, em círculos e já existe até pizzas quadradas. Já os queijos, podem vir misturados em uma quatro ou cinco queijos. Pode ser gorgonzola, muçarela, entre tantos outros.

“O grande barato do mundo das pizzas é exatamente esse. As possibilidades. No entanto, muitas vezes, pela avareza dos donos de estabelecimentos, temos massas sem personalidade e sabores apagados em função do excesso queijo. Se a pizza é de lombinho, tem que ter bastante lombinho, se é de bacon, muito bacon. O queijo funciona de maneira secundária, exaltando os sabores do recheio principal e não como carro chefe em uma fatia”, considera Dal Pont.

Se você ama pizza e quer conferir a qualidade de um estabelecimento, o chef indica que vá um dia no seu rodízio e peça o seu sabor favorito. “Perceba se o recheio é suficiente, se a massa está crocante. Se o queijo está novo, suculento e quente. Guarde todos esses detalhes na mente”, recomenda.

“Aí, peça o mesmo sabor, porém à la carte, seja para consumir no local ou para levar para a casa. Geralmente, em um mesmo sabor de pizza, no mesmo estabelecimento, essas produções são diferentes. As do rodízio enchem de queijo e as que vão para a casa, enchem de recheio”, observa.

 

Queijo demais

 

“Se já inventaram a pizza quatro e cinco queijos, porque abusam do queijo nas demais? Com certeza pelo lucro. Ah, o lucro… Oferecer um bom custo benefício às vezes mata a essência do prato, mata o prazer em comer. O apaixonado por pizza é substituído pelo tarado em comer o maior número de pedaços no menor espaço de tempo. E o barato sai caro. No caso das pizzas, para os dois lados. Tanto para o empreendedor que oferece um produto sem vida, como para o consumidor que prefere o preço ao bom alimento”, entende Dal Pont.

Ele reforça que pizza é essencialmente massa e recheio. “Muito recheio, diga-se de passagem. Se só vem o sabor do queijo na primeira mordida, você está comendo uma pizza ruim. E não podemos esquecer do azeite extra virgem. Pizzaria sem um bom azeite para regar as fatias não é um bom estabelecimento. Feliz daquele que tem boas pizzarias em sua cidade, se é que me entendem. Valorize os lugares que valorizam os recheios”, sugere.

 

Dúvidas

 

O chef está no Instagram (www.instagram.com/cozinhacomalmondega), no Facebook (www.facebook.com/CozinhaComAlmondega) e também se coloca à disposição para esclarecer dúvidas, que podem ser enviadas para o e-mail: cozinhacomalmondega@gmail.com.