A Administração Municipal comemora mais uma conquista importante para o desenvolvimento de Balneário Rincão. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) entregou na última sexta-feira a autorização ambiental para a construção da segunda etapa do calçadão, que será de um quilômetro e sessenta metros e terá sete passarelas de acesso ao mar. A nova etapa irá da rua Rio de Janeiro até a SC-445 (em sentido à Plataforma Norte).

“O que é de interesse público também é nosso. Tivemos uma parceria com a prefeitura desde a primeira etapa, acompanhamos a obra e vimos que eles cumpriram com todas as exigências. E nessa segunda etapa não foi diferente”, destaca o gerente de Desenvolvimento Ambiental do IMA de Criciúma, Eduardo Miotello.

“Um exemplo que podemos citar são as passarelas que serão sobre as dunas e não encostadas nelas, preservando o meio ambiente. Está concedida a autorização ambiental para essa nova etapa que ajudará ainda mais o turismo de Balneário Rincão”, anuncia.

“Esse é um momento muito importante para nossa cidade. Conseguir todas as licenças para que pudéssemos fazer a obra já foi uma grande conquista. Os técnicos nos informaram que o primeiro pedido de licença ambiental para a construção de um calçadão no Rincão foi há 26 anos e foi negado”, conta o prefeito Jairo Custódio.

“Vivemos um novo momento em nossa cidade. A primeira etapa do calçadão mudou o Rincão, as pessoas estão orgulhosas em morar e passar as férias aqui. A segunda etapa irá ajudar ainda mais no desenvolvimento do turismo, além de melhorar a infraestrutura”, projeta o chefe do Executivo.

 

Requisitos

 

Atendendo todos os requisitos solicitados pelo IMA, Balneário Rincão foi citado pela organização e preocupação com o meio ambiente. “O Rincão é uma cidade pequena, mas serve de exemplo para muitos. Desde a apresentação da primeira etapa do calçadão, mostraram a preocupação com o meio ambiente e realizaram todas as exigências”, informa o biólogo Juliano De Mattos Emmerick. Ele foi parabenizado pelo vice-prefeito, Luiz Laurindo, que elogiou o trabalho do IMA e a parceria em todos os projetos.

De acordo com a Administração Municipal, o projeto da segunda etapa do calçadão à beira-mar está em fase final de elaboração e, assim que estiver finalizado, será encaminhado para licitação.