O governador Carlos Moisés da Silva estendeu a Operação Veraneio em Santa Catarina. Com a prorrogação até depois do Carnaval, o efetivo extra e equipamentos das forças de segurança destacados para atuar durante a temporada continuarão em Balneário Rincão até o dia 11 de março.

A mudança não gera nenhuma alteração no calendário do Corpo de Bombeiros, pois, segundo o comandante da corporação em Içara, capitão Renan Fernandes, a permanência na cidade litorânea já estava prevista até esta data.

“A alteração ocorre mais na atuação da Polícia Militar e Civil. Para o Corpo de Bombeiros permanece igual”, reforça o oficial.

O destacamento da PM no Rincão ainda aguardava orientações da 6ª Região da Polícia Militar para programar o restante da operação, conforme o comandante da unidade, sargento Reginaldo Rzatki. “Essa declaração foi dada pelo governador Moisés nas redes sociais, na mídia, antes do envio do documento oficial”, justifica.

Durante a temporada de verão, as forças de segurança concentram boa parte do efetivo e dos equipamentos no litoral e em cidades que costumam receber um luxo maior de turistas no Estado, aumentando o patrulhamento nas ruas e na orla.

O crescimento da movimentação em Balneário Rincão nesta época, com a circulação de moradores e visitantes, principalmente na praia, exige uma maior atuação dos Bombeiros, segundo Fernandes.

“São quatro bombeiros militares que se revezam durante os dias e há os guarda-vidas, em torno de 25 a 30. Aos fins de semana, quando o movimento é maior, atuam cerca de 30. E nos dias de semana, em torno de 25”, detalha o capitão.

Neste momento na cidade, segundo o comandante, há 15 postos de guarda-vidas guarnecidos, sendo 12 de contêineres e três de madeira. Os pontos onde são de madeira estão localizados próximos à água: dois nas imediações da Plataforma Sul e um na Lagoa dos Freitas.

 

CarnaRincão vai contar com reforço da PM de Içara

Ao longo dos cinco dias de Carnaval em Balneário Rincão, a Polícia Militar da cidade e uma parte do efetivo de Içara serão responsáveis por garantir a segurança dos eventos e também dos foliões. Conforme o sargento Reginaldo Rzatki, o esquema de segurança está sendo traçado para que ocorra tudo dentro da normalidade.

As medidas de segurança serão discutidas com o Executivo do município. “Acredito que nos próximos dias estaremos nós reunindo com a prefeitura para determinar as estratégias de segurança nos eventos”, acrescenta.

De acordo com informações da prefeitura, semanalmente há um encontro para avaliar a temporada, os eventos realizados e os que ainda estão programados para ocorrer durante o verão. E a segurança do CarnaRincão está entre os tópicos a serem discutidos.