Ambição

Ambição é um elogio ou um insulto? Traduzido literalmente e principalmente se usada corretamente, a palavra ambição significa criar o seu próprio caminho na vida. É simplesmente você saber o que quer para sua vida, e tentar chegar lá. Ambição não é uma neurose obsessiva, ganância exagerada ou desejo de subir na vida, passando por cima dos outros.

A ambição tem também forte componente social. Num país como o Brasil, por exemplo, ser ambicioso é muitas vezes visto como algo negativo. Dizer que alguém é muito ambicioso é quase um insulto, significa que a pessoa é pouco confiável por ser egoísta (no sentido literal da palavra), e que certamente ultrapassará seus limites em busca dos seus objetivos.

Neste caso, ‘objetivo’ significa geralmente uma vantagem monetária ou econômica. A ambição se transformou em sinônimo de ambição financeira, quando na verdade é muito mais do que isso.

Ambicioso adquiriu outro sinônimo, de arrogante. E todos sabem que ser arrogante é ‘feio’ e errado. As pessoas ‘humildes’ são elogiadas em público, o que faz com que as pessoas cresçam com uma percepção distorcida do que é realmente preciso para ter sucesso na vida.

A humildade importante não é aquela de não falar de si próprio – é ter a coragem de ouvir críticas, aprender com erros, aceitar outros pontos de vista. Até porque muitas vezes a humildade pública é completamente falsa. Há pessoas que incorporam um personagem em público e são completamente insuportáveis na vida pessoal.

A ambição aparece em todas as listas das características de sucesso. Sem ambição, sem querer algo melhor para sua própria vida e para a dos outros, a pessoa se acomoda. Não sai de sua zona de conforto, não se arrisca, não testa seus limites. Ou seja, não faz seu próprio caminho. Aceita o caminho dos outros, que muitas vezes lhe é imposto. E depois reclama que é infeliz.

Já as pessoas ambiciosas são as que fazem o mundo girar. São as que apresentam projetos, abrem empresas, sonham e as colocam em ação. Enfim, assumem riscos. Embora nem todos os ambiciosos consigam o que querem, muitos deles conseguem bem mais do que conseguiriam se ficassem acomodados.

Talvez a ambição tenha se tornado negativa, na visão de algumas pessoas, simplesmente por inveja. Se entendermos que ambição é muito mais do que falar de dinheiro – é falar de destino – provavelmente surgirá confortos nas nossas qualidades de vida, e de todos os outros ao nosso redor, pois assumiremos nossas vidas, ao invés de terceirizá-las, que é o que a maioria faz.

Ambição sadia é criar o próprio caminho na vida. Quem pode ser contra isso? Só alguém muito medíocre ou preguiçoso que perturba a si próprio com as iniciativas das outras pessoas. Se desejamos que o Brasil realmente cresça, então vamos eliminar os espaços dos medíocres…

“Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única/ E nenhuma substitui a outra./ Cada um que passa em nossa vida/passa sozinho, mas não vai só/ Nem nos deixa sós./ Leva um pouco de nós mesmos,/ Deixa um pouco de si mesmo./ Há os que levam muito,/ Mas há os que não levam nada./ Essa é a maior responsabilidade de nossa vida,/ e a prova de que duas almas não se encontram ao acaso”. (Antoine de Saint-Exupéry)