O chef Paulo Vitor Dal Pont lembra que o x-salada é uma paixão nacional, porém muito mais fervorosa no Sul de Santa Catarina. “Aqui, ele tem variações, com a inclusão de outras carnes, como o bacon, a calabresa, o frango, o coração de galinha e é incrivelmente delicioso pelas tradicionais maioneses caseiras, que em junção ao milho produzem o prazer pleno”, define.

Embora motivo de sucesso, o lanche, que tem cada vez menos salada, hoje vê outra paixão crescer a seu lado, suscitada pelos hambúrgueres. “Com carnes mais altas, de ponto mais avermelhado, os hambúrgueres permitem diferentes combinações, utilizando-se de molhos, queijos e depositando na carne o seu grande atrativo”, descreve Dal Pont.

Segundo ele, as diferenças entre um e outro são muitas. “As mais evidentes são que o x-salada tem mais ingredientes. No entanto, é montado em camadas e nem toda mordida consegue abocanhar todos os ingredientes, resultando em sabores diferentes ao longo da refeição. Os estabelecimentos também possibilitam que as pessoas escolham os ingredientes que querem colocar ou retirar, dando a cara do cliente ao x-salada”, afirma.

“Já os hambúrgueres são planejados para uma composição de sabor. Geralmente possuem um tipo de Blend (falaremos exclusivamente disso em outro texto), um molho, um queijo e, dependendo da paixão do churrasqueiro, um acompanhamento exclusivo. Ele é um lanche que não permite muitas alterações, visto que tem menos ingredientes e ressalta mais a personalidade do chapeiro e da carne escolhida”, acrescenta o chef.

 

Confusão

 

Para Dal Pont, comer é muito mais que matar a fome e a regra vale também na escolha do lanche. “Comer é sentir prazer, é viver bons momentos. E com tantas possibilidades e desafios, é impossível decretar com egoísmo o que é melhor. Ambos são sensacionais. O que as pessoas precisam parar de fazer é confundir”, defende.

“Em uma hamburgueria, você consumirá um lanche elaborado, ressaltando o sabor da carne. Uma carne mais alta, com suculência, com ponto correto. Um lanche para ser consumido lentamente. Já em uma lanchonete, você terá um lanche rápido, com uma carne mais fina, que se torna apenas um componente dentre tantos outros presentes nessa estrutura, que por sinal é deliciosa também”, completa.

Na avaliação do chef, não existe uma luta entre ambos e sim uma grande amizade, que os permite viver em sintonia. “Temos os amantes do x-salada, e também os do hambúrguer. O que precisamos construir é uma sociedade que goste de ambos e, principalmente, saiba o que cada um tem a lhe oferecer. Gosto não se discute, a menos que você tenha experimentado”, conclui.

 

Dúvidas

 

O chef está no Instagram (www.instagram.com/cozinhacomalmondega), no Facebook (www.facebook.com/CozinhaComAlmondega) e também se coloca à disposição para esclarecer dúvidas, que podem ser enviadas para o e-mail: cozinhacomalmondega@gmail.com.