O Criciúma volta a jogar nesta quarta-feira, mas agora por uma competição nacional. Em meio às disputas do Catarinense, o tricolor vai enfrentar o São Raimundo pela primeira fase da Copa do Brasil, no estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, no Pará, a partir das 20 horas. Com a mesma fórmula de disputa do ano passado, o confronto único garante o direito do time pior ranqueado ser o mandante, mas quem joga pelo empate para avançar é o Tigre.

O adversário não vem bem no Paraense – é o último colocado em seu grupo, com apenas um ponto conquistado em quatro jogos –, mas é uma incógnita para os carvoeiros, uma vez que as equipes nunca se enfrentaram.

Com nove pontos, o Criciúma é o quinto colocado do Catarinense, após a realização de sete rodadas, e vem de vitória por 2 a 0 sobre o Metropolitano no fim de semana. “Acho que hoje a gente deveria ter, no mínimo, 12 pontos ou 13. Infelizmente, a gente perdeu jogos que fugiram do nosso controle, como no caso do Brusque, que dominamos completamente, contra o Figueirense também (o Tigre foi derrotado em ambos por 1 a 0, no Heriberto Hülse), mas faz parte. A gente tem que olhar para a frente, porque esses pontos não voltam mais. Agora é mudar a ‘chavinha’, pensando na outra competição que a gente tem pela frente”, diz o técnico Doriva.

O fraco desempenho no Estadual rendeu inclusive cobranças do presidente Jaime Dal Farra ao grupo. “A gente tem autocrítica, somos profissionais, queremos fazer o nosso melhor. Não entramos em nenhum jogo para perder ou para empatar. A gente quer ganhar todos, mas há circunstâncias em que não se consegue vencer”, sustenta o treinador.

 

Grupo seguro

 

“Internamente, sinto que os atletas estão seguros. Óbvio que precisávamos dar uma resposta para nós mesmos, porque a gente está fazendo um bom trabalho”, entende Doriva.

“A semana vai ser decisiva para a gente, tem esse jogo da Copa do Brasil que é muito importante para o clube e depois um outro clássico, contra o Joinville fora (no domingo), então essa vitória nos deu confiança de sairmos para estes dois jogos e buscarmos os resultados positivos”, concorda Daniel Costa.

 

Viagem

 

Após a vitória pelo Catarinense no sábado, os jogadores se reapresentaram na manhã de domingo, para um treino regenerativo, antes da longa viagem até o Pará, iniciada à noite.

A saída da delegação do Tigre foi de ônibus com destino a Porto Alegre, local onde o grupo dormiu em um hotel, para embarcar na manhã dessa segunda-feira até Brasília (DF). Da capital federal, a delegação partiu com destino até Santarém (PA), onde chegou à tarde.

Na cidade paraense, a equipe fez um treinamento na tarde dessa terça-feira. Para a partida, o Tigre não contará com o lateral direito Maicon e com o zagueiro Jacy Maranhão, ambos lesionados.