Sem novidades

Inaugurada no final do ano passado, a UTI do Hospital São Donato, de Içara, ainda não está atendendo. A instituição segue tentando romper barreiras burocráticas para credenciar os dez leitos para atendimento via SUS. Apesar do esforço, a informação é de que, por ora, não há novidade. A direção até chegou a cogitar ativar apenas para particular e convênios, mas como há a necessidade de uma equipe exclusiva para a UTI, só será viável iniciar atendimentos com o credenciamento. Claro que o aval do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde virá. Há uma carência de leitos de UTI em Santa Catarina e por isso o equipamento instalado por aqui é muito bem-vindo para toda a rede. O que se esperava na verdade era um pouco mais de agilidade. O São Donato quer a UTI funcionando porque através dela conseguirá ativar outros serviços e ampliar seu equilíbrio financeiro.

Liquida surpreendeu

Os números ainda não estão fechados, mas a avaliação prévia feita pela CDL é positiva em relação ao Liquida Içara. Segundo o presidente Alexandre Fernandes, o movimento foi 12,9% maior em comparação com o Liquida do ano passado. “O que mostra que a promoção está consolidada e não pode mais deixar o calendário do nosso comércio”, argumenta. Segundo Fernandes, o desafio agora é preparar as próximas ações. “Já estamos trabalhando a Páscoa e pensando em todo o calendário 2019”. Os dados mostram o quanto a organização da CDL de Içara, exemplo na Amrec, tem dado certo. Ao longo do ano passado, que foi um ano sim de vacas magras, os números de Içara se destacaram em Santa Catarina, com crescimento acima dos demais municípios. Além da organização da entidade, os números também mostram que a economia de Içara segue forte e permite que sua população continue consumindo e fazendo e roda girar. Desafio para 2019 é manter o mesmo ritmo.

Tudo pronto

Colégios de Içara já estão prontos para receber os estudantes a partir da próxima semana para mais um ano letivo. Em ano de prova do IDEB, o esforço vai ser redobrado para assegurar que o desempenho dos últimos anos possa ser melhorado. O ano também será marcado por investimentos em melhorias na infraestrutura de colégios da cidade.

Empossado

Suplente do Progressistas, Edson Luiz do Nascimento, o Paiol, foi empossado vereador em Criciúma. Depois de uma longa espera, o TRE notificou a Câmara e determinou que a vaga aberta lá em 2018 com a renúncia de Daniel Freitas seja devolvida ao PP. A vaga estava com Angela Mello (MDB). “Vou reforçar a voz dos bairros no Legislativo. Tem muita comunidade que está se sentindo abandonada e precisa de apoio”, afirma Paiol.

Educação

Deputado Rodrigo Minotto está propondo a criação de uma comissão na Assembleia Legislativa para acompanhar a liberação de recursos para o Artigo 170. Segundo ele, o objetivo é fiscalizar a liberação de recursos. “Ano passado a previsão era de liberar recursos de 5% para as bolsas e o governo liberou pouco mais de 1%. Queremos cobrar do governo o cumprimento da lei e com isso permitir que as pessoas que precisam das bolsas possam ter acesso assegurado nas universidades”, argumenta.

Radar 1

Os radares fixos em todas as rodovias federais de Santa Catarina estão desligados. A informação foi confirmada pelo DNIT. Segundo o órgão, a medida foi necessária porque o contrato entre o Governo Federal e a empresa responsável pelos equipamentos foi encerrado. O órgão informa que a opção de não renovar o contrato foi do novo governo.

Radar 2

Deputado Valdir Cobalchini está propondo o fim dos radares móveis em Santa Catarina. Entende que os equipamentos só servem para multar, que não educam. Para os patrulheiros rodoviários, é um erro, já que o excesso de velocidade é o grande vilão dos acidentes. Em contrapartida, há o exemplo de Içara, que pôs fim às lombadas eletrônicas e que até aqui não vem tendo problemas.

Consórcio

Jaguaruna é o 13º município a participar do Consórcio Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária da Região Carbonífera de Santa Catarina (Ciasamrec). Um dos maiores objetivos do consórcio é trabalhar em prol do selo Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), que permitirá a comercialização dos produtos de origem animal para todo o Brasil, pelo aval do Ciasamrec. Além de Jaguaruna, já existe o interesse de Passo de Torres e Pescaria Brava.

Trâmites

Nesta quinta-feira, a comissão pró-Sisbi, formada por técnicos e veterinários dos municípios consorciados, além de representantes da Epagri, se reúnem no escritório da estatal catarinense, em Criciúma, para finalizar a padronização da legislação sanitária unificada. “Cada município tem um SIM (Serviço de Inspeção Municipal), com legislações diferentes. É necessária uma padronização”, explica a diretora executiva do Ciasamrec, a veterinária Mariah de Freitas Marques. Um primeiro trabalho de padronização já foi realizado e encaminhado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).  No encontro desta quinta-feira, será analisado esse parecer, para encaminhamento do modelo de lei às Câmaras de Vereadores dos municípios pertencentes ao consórcio.