Catedral acolhe comunidade das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo

Elas já estão presentes na região muito antes de a Diocese de Criciúma ser criada, ainda quando as paróquias pertenciam à Diocese de Tubarão. Mas na manhã do último domingo, na missa das 8 horas na Catedral São José, a Paróquia São José acolheu, solenemente, e fundou uma nova comunidade das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo no Sul de Santa Catarina. A congregação já tem comunidades nas paróquias de Turvo e Sombrio, além de Tubarão. Na Paróquia São José, conforme o pároco, padre Antônio da Silva Miguel Júnior, as religiosas irão se dedicar especificamente ao trabalho pastoral. São elas Irmã Roneide, Irmã Marli e Irmã Maria Angélica, que já estão na cidade desde o dia 31 de janeiro.

Frentes de trabalho pastoral
Na Paróquia São José, conforme o pároco, as religiosas terão algumas frentes bastante claras. “Nós teremos uma irmã acompanhando diretamente os ministros e também os cuidados com a Catedral – sacristia, vasos sagrados, alfaias, paramentos, toda a parte litúrgica; na Catequese, teremos uma irmã também, porque temos uma demanda bastante grande – só aqui na Catedral nós temos 650 crianças, fora todas as comunidades, somnado perto de 800 crianças na paróquia toda, então é um número bastante grande; depois, também, teremos uma irmã acompanhando, dando assessoria à Pastoral Vocacional, mais na linha da espiritualidade. E também, certamente, comigo, na Coordenação Diocesana de Pastoral, tem uma irmã que deve nos acompanhar, trazendo um pouco o rosto feminino para a coordenação, que é legitimamente masculina e queremos ter também o feminino e a vida consagrada, que para nós é um dom, uma graça. O Papa mesmo tem dito que é a alvorada da Igreja, a vida consagrada dentro da Igreja”, relata o pároco Antônio Júnior.

Coordenação de Pastoral realiza primeira reunião do ano

Na última quinta-feira, a Coordenação Diocesana de Pastoral realizou sua primeira reunião do ano. Conduzida pelo novo coordenador, padre Antônio da Silva Miguel Júnior, a equipe formada pelo bispo, vigário geral e padres coordenadores das comarcas, definiu a pauta da reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, que acontecerá no dia 21 de fevereiro, em Urussanga. Na reunião, também foi feita memória do Conselho Geral de Pastoral, realizado em outubro do ano passado, bem como sobre os resultados dos trabalhos e encaminhamentos propostos na ocasião.

Diocese define ações para a Campanha da Fraternidade
A Diocese de Criciúma promoveu na manhã de sábado o segundo momento de Estudo Diocesano da Campanha da Fraternidade 2019, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. O encontro sucede o primeiro estudo realizado em duas noites, em 11 e 13 de dezembro do ano passado, em Araranguá e Criciúma, onde padres, religiosas e lideranças paroquiais estudaram o “ver” e o “julgar” da CF. Agora, os participantes do estudo encaminharam a parte do “agir”. O estudo foi realizado na sede da Fundação Shalom da Família, em Linha Batista, Criciúma, conduzido pela mesma equipe que orientou a atividade anterior sobre a CF, composta por Marcos Tramontim, Juliano Carrer e Hélio Furlan.