Virou referência

A iniciativa criada pelo Governo de Içara para fortalecer a agricultura familiar, a Feira Livre e a coleta seletiva está se tornando referência para a Região Carbonífera. Vários municípios da região e de outros pontos do Estado já vieram conferir o Reciclou, Levou. Na última sexta-feira, foi a vez de uma comitiva de Cocal do Sul. A intenção dos vizinhos é fazer lá o que se faz cá. Cocal já tem uma feira livre que funciona na garagem do Paço Municipal. Existe há um bom tempo, mas não deslanchou como a de Içara. Por isso, eles resolveram copiar o que de bom foi feito aqui. A verdade é que o Reciclou é uma receita simples, que une produtores da agricultura familiar, cooperativa de catadores, governo e a comunidade. É o típico projeto ganha-ganha e que entra no rol daqueles projetos que não são mais ações de governo, são projetos da cidade e que obrigatoriamente precisam ser mantidos pelas próximas administrações.

Itinerante

Por falar em Reciclou, o projeto terá duas edições itinerantes, um “teste drive”. Primeiro no Campo Mãe Luzia, depois na Esplanada. “Vamos ver como vai funcionar e saber com que frequência vamos passar por lá. Os moradores vão poder retirar seu vale-feira e comprar em alguma agroindústria da Coopafi ou comprar direto na Feira da Agricultura Familiar”, sustenta o presidente da Fundai, Ivan Réus.

Cortando

Deputado Jessé Lopes falou ontem na Difusora sobre a sua primeira semana na Assembleia Legislativa. Garante que vai fazer sua parte e cortar de seu gabinete os benefícios que para ele são mordomias desnecessárias aos parlamentares. Entram nesta lista o carro destinado a cada deputado, o plano de saúde e a cafeteira que cada gabinete tem direito. “E tem outras medidas que também pretendo anunciar ao longo dos próximos dias. Além disso, meus assessores não têm qualquer tipo de auxílio para gasolina ou alimentação. Eles têm que viver com o salário. Só pretendo usar parte da minha verba de gabinete, algo perto dos 60%”, explica. Claro que as medidas ganham a simpatia da sociedade, mas para ser um bom parlamentar é preciso ir além, é preciso mostrar trabalho, ser atuante e nesse quesito ainda é preciso aguardar o que será feito pela nova safra.

Produzir

Jessé garante que não vai apenas economizar, mas que também produzirá. Ele afirma que já tem projetos preparados para apresentar. “Uma das primeiras missões é acelerar a vinda de um colégio militar para Criciúma. A ideia é implantar a unidade no colégio Heriberto Hülse, na Próspera. Além disso, temos uma pauta conservadora para ser apresentada e vamos focar na fiscalização e no apoio aos bons projetos para o Estado”.

Paiol assume na Câmara

O Tribunal Regional Eleitoral notificou o presidente do Legislativo de Criciúma, Miri Dagostin, para que dê posse ao suplente Edson Luiz do Nascimento, o Paio (Progressistas). Ele vai ocupar a vaga que estava nas mãos de Angela Mello, empossada no ano passado logo após a renúncia de Daniel Freitas. Quando Freitas deixou o PP e seguiu para o PSL, o PP cobrou a vaga por infidelidade partidária, mas com a renúncia de Freitas, Angela Mello ficou com a vaga. Com a posse de Paiol, o PP volta a ter dois vereadores na Casa.

Rincão

A temporada não acabou, mas ficará restrita agora aos finais de semana. De todo modo, quem passou pelo Rincão neste verão saiu elogiando. Com a infraestrutura melhorada e com a série de shows realizados, o Rincão conseguiu trazer para o Balneário gente que nunca tinha passado por ali ou quem há muito tempo não vinha por conta da falta de condições. “A meta é seguir melhorando e trabalhando o turismo como referência da cidade”, afirma o prefeito Jairo Custódio.

Militares

A Primeira Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu, na semana passada, levar para análise do Grupo de Câmaras tese da Procuradoria Geral do Estado (PGE) de que o questionário de investigação social, conhecido como QIS, aplicado em concursos públicos para as carreiras militares estaduais, não se confunde com certidão de antecedentes criminais. De acordo com a procuradora do Estado, Edith Gondin, os desembargadores suscitaram um incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR) para que o Grupo de Câmaras pacifique o entendimento. O incidente serve para resolver a mesma questão de direito apontada em diferentes processos judiciais e, assim, julgar de modo igual as ações repetitivas. Até então, o TJSC vinha se manifestando no sentido de considerar inválida a inclusão no QIS de qualquer condenação criminal do candidato que não tivesse transitado em julgado.

Adeus a Boechat

A imprensa brasileira recebeu com choque a notícia da morte do jornalista Ricardo Boechat, de 66 anos. Ele morreu na queda de um helicóptero no início da tarde dessa segunda-feira, em um dos acessos da Rodovia Anhanguera, que liga a capital paulista, ao interior, depois de participar de um evento em Campinas. Boechat era apresentador do Jornal da Band e da rádio BandNews FM, que chegou a sair do ar logo após noticiar a morte do jornalista. Ele também tinha uma coluna semanal na revista Isto É. Em todos eles, Boechat expressava sem medo suas opiniões. Críticas contundentes que por muitas vezes deixavam políticos de cabelo em pé. Uma perda enorme.