Avaliando

Vereador Geraldo Baldissera segue avaliando convite feito pelo prefeito Murialdo Gastaldon para voltar ao Executivo de Içara. Já deixou claro que tem interesse, mas talvez não para a função que foi sugerida pelo prefeito. Baldissera entende que tem condições de fazer diferente e marcar novamente sua passagem pelo Paço. No primeiro mandato de Murialdo e Sandro, ele assumiu a Secretaria de Obras e deixou a pasta elogiado. Se Baldissera aceitar o convite, Higor Robetti assume vaga na Câmara.

Conversar

O MDB de Içara deve iniciar nos próximos dias a interlocução com alguns partidos com foco em 2020. A tendência maior no momento é a manutenção da parceria com o PSD, que ficaria com uma das vagas na majoritária. Conversa deve passar obrigatoriamente pela mesa do presidente da Alesc, Júlio Garcia.

Sem ar

Vereador Rodrigues Mendes, o Sapinho, apresentou projeto na Câmara de Vereadores de Içara. Quer que a Casan instale equipamentos que evitam que o ar que entra na tubulação passe pelo hidrômetro e faça o contribuinte pagar por algo que não irá consumir.

Transplantes

Nefrologista Cassiana Mazon Fraga explicou, durante entrevista à Difusora, as etapas que ainda precisam ser superadas para o início dos transplantes renais no Hospital São José. “Até março as etapas burocráticas e o treinamento da equipe que vai atuar serão superados. Em março vamos iniciar os atendimentos ambulatoriais para preparar os pacientes para os transplantes”, comenta. Segundo a médica, só em Criciúma a fila de espera chega a 240 pacientes. “Isso sem contar os demais municípios da Amrec e os que não estão inscritos na fila”.

Otimismo

Prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, presidente da Fecam, destacou na manhã dessa quarta-feira, durante entrevista à Difusora, o recurso extra garantido aos municípios para investimento em transporte escolar. “Essa é uma batalha de todos os anos. Conseguimos um aumento, não o que pedíamos, mas foi uma revisão importante”, ressalta. Ponticelli também falou sobre a expectativa dos prefeitos para 2019. “Principalmente no que diz respeito ao Governo Federal, esperamos que o presidente cumpra o que prometeu, de menos Brasília e mais Brasil. Sou um otimista por natureza, mas precisamos aguardar o posicionamento do governo”.

Retomada

Poder Legislativo do Balneário Rincão retomou as atividades na terça-feira. Presidente do Legislativo, o vereador Mauri Viana (MDB) afirma que o grande desafio é deixar o comando da Casa zerando as dívidas do Legislativo. Durante a sessão desta semana, Charles da Rosa, que foi prefeito interino do Rincão e estava com suplente, assumiu uma vaga na Câmara. Ele ficou temporariamente com a cadeiras de Ademar Darolt, que retornou ao comando do Samae.

Cobrança

Comunidade do bairro Presidente Vargas procurou a Difusora ontem para cobrar da Administração Municipal a limpeza de um terreno que é vizinho à creche e também ao posto de saúde da comunidade. Terreno em questão pertence ao governo e com a mistura das últimas semanas, de umidade e calor, o local acabou tomado pelo matagal.

Mais uma

Mais um ministro do presidente Bolsonaro entrou em polêmica. Declarações e propostas do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, repercutem no Congresso e há parlamentares cobrando a presença do ministro para dar explicações. Entre outros assuntos, Rodríguez disse que a universidade não é para todos e defendeu incluir a disciplina de educação moral e cívica no currículo do ensino fundamental. Um dos pontos mais polêmicos vem de uma entrevista que o ministro concedeu à Veja. Ele disse que a universidade não é para todos.

Estudando em casa

Ministra da Família, Damares Alves, disse que até a próxima semana o governo pretende promulgar medida provisória que permite a educação dos filhos diretamente em casa. A medida provisória – uma das metas dos 100 dias de governo – visa garantir apoio legal às famílias que quiserem optar pela prática conhecida como “homeschooling”. Assim que for publicada no Diário Oficial da União, a MP terá força de lei, mas precisará ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias para virar uma lei em definitivo. Damares afirma que o “homeschooling” garante aos pais o poder de gerenciar o aprendizado dos filhos e até ensinar mais conteúdo que as escolas.