Super Samae

Está crescendo nos bastidores a tendência de municípios da Região Carbonífera se unirem e retirarem da Casan a responsabilidade do abastecimento de água. A intenção é criar um consórcio que dividiria os lucros e as responsabilidades, uma espécie de Super Samae. O assunto é encabeçado pelo prefeito Clésio Salvaro, mas já tem a adesão de outros prefeitos. Um benefício imediato para o cidadão seria a redução na tarifa do esgotamento sanitário, que poderia cair pelo menos 60%. O vereador Miri Dagostin, presidente do Legislativo de Criciúma, garante que vai levar a pauta para os primeiros dias de trabalho na Câmara. “Acredito que esse assunto é prioridade. Mais de 90% da população é favorável à saída da Casan”, aposta.

Mega

Com mais de 400 lojas participando, a CDL de Criciúma reedita a sua Megaliquidação. O evento que não saiu do papel no ano passado iniciou ontem e segue até sábado, com descontos que chegam aos 50%. “Temos participantes em todos os bairros da cidade. É uma semana de pagamento, semana de tempo agradável, de volta às aulas em alguns colégios e por isso a expectativa é de movimento intenso e boas vendas”, ressalta a presidente da CDL, Andréia Gazzola.

Júlio no comando

Por unanimidade, o deputado Júlio Garcia (PSD) foi eleito, na manhã de sexta-feira, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para o biênio 2019-2021. Esta será a terceira vez que ele comandará o Parlamento estadual. Júlio aproveitou o discurso de posse para fazer uma defesa enfática da política. “Sou político. Mas não basta dizer isso. Quero dizer mais, que tenho orgulho de ser político. Não sou da política nova, nem da velha. Considero que isso seja apenas um bordão de campanha”. O novo presidente também deixou claro que a Alesc terá papel de independência. “Não vamos chancelar os desejos do governo, mas fiscalizar e debater e é preciso que o governo saiba que é fundamental ter diálogo com essa casa”.

Sem mulheres

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina tem uma representatividade histórica de mulheres. São cinco que vão integrar o parlamento nessa 19º Legislatura. Ainda assim, pelo menos nestes dois primeiros anos, nenhuma mulher vai fazer parte da Mesa Diretora. “Voto claro na chapa, mas com uma ressalva, presidente. Lamento muito que nenhuma mulher esteja representada nesta mesa”, declarou a deputada Ada De Luca durante a votação, sexta-feira, na Alesc.

Ações

A Câmara de Içara só retoma de fato os trabalhos no dia 18, mas o presidente Rodrigues Mendes já vem trabalhando para encontrar alternativas que aproximem a comunidade do Legislativo. “Queremos fazer sessões itinerantes, chamar a população para a Câmara e produzir mais, ser mais útil para o nosso eleitor. Estamos trabalhando em busca de alternativas e tenho certeza que a população vai gostar das mudanças”.

Consultas

Médicos poderão atender seus pacientes pela internet. Resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que deverá ser publicada na próxima semana, permite que profissionais façam consultas, diagnósticos e cirurgias online. A regra entra em vigor em três meses.

Liquida

Presidente da CDL de Içara, Alexandre Fernandes, empolgado com o início de mais uma edição do Liquida Içara. Evento segue até sábado, com lojas oferecendo descontos de até 50%. “São descontos reais e muitas lojas estão ofertando percentuais ainda maiores. Nossa expectativa é repetir o sucesso das últimas edições e confirmar o crescimento das vendas. O otimismo segue”, explica. A Liquida Içara vai até sábado, às 17 horas.

Retomada

Câmara de Vereadores de Criciúma retomou ontem os trabalhos do Legislativo. Presidente Miri Dagostin (Progressistas) confirmou na manhã dessa segunda-feira, na Difusora, que a Câmara de Criciúma vai manter o perfil enxuto adotado ao longo dos últimos dois anos. “Muita transparência e economia, mas também vamos ampliar a nossa presença nas comunidades, aproximando Câmara e cidadão”, ressalta.

Volta às aulas

Em Forquilhinha, mais de 2,8 mil crianças são esperadas na volta às aulas, nas unidades da rede municipal que compreende os Centros de Educação Infantil (CEIs) e as escolas de ensino fundamental. Para 2019, a Administração Municipal reservou boas notícias na área da educação. Uma delas é a entrega das novas instalações do CEI construído no bairro Santa Cruz, onde 120 crianças serão atendidas em período integral.

Material e uniforme

Para os estudantes de Forquilhinha matriculados do primeiro ao quinto ano em escolas da rede municipal, a boa notícia chega em forma de material didático. Todos vão receber na volta às aulas um kit aluno. O material, que inclui até mesmo mochila e estojo, representa economia aos pais e tranquilidade aos estudantes, que poderão participar ativamente de todas as atividades promovidas pelos professores. Duas vezes ao ano a Administração Municipal também entrega uniforme aos alunos do fundamental, tanto de verão quanto de inverno. As aulas do ensino fundamental iniciarão no dia 11 de fevereiro. Nos CEIs, as atividades já foram retomadas.