Dos 16 deputados eleitos e reeleitos por Santa Catarina, que vão assumir uma cadeira na Câmara Federal, em Brasília, nesta sexta-feira, três são da Região Carbonífera, mais precisamente da cidade de Criciúma. Por ocasião da posse, a equipe do Jornal Gazeta conversou com Daniel Freitas (PSL), Geovania de Sá (PSDB) e Ricardo Guidi (PSD) e traz nesta sedição reportagem especial em que os três apresentam suas principais bandeiras e propostas a serem defendidas nos próximos quatro anos.

O caminho direto entre o Legislativo municipal e o federal foi seguido por Daniel Freitas, eleito em outubro com 142.569 votos – a segunda maior votação do Estado, depois de dois mandatos consecutivos pelo Progressistas. Na Câmara, ocupou o cargo de presidente e ainda se licenciou para assumir a presidência da Fundação Cultural e da Fundação Municipal de Esportes.

A saída do antigo partido se deu no ano passado e custou a Freitas a cassação do mandato pela Justiça, por infidelidade partidária. Já no PSL, encontrou o respaldo para concorrer e se eleger deputado federal. No novo cargo, o empresário pretende atuar no desenvolvimento econômico e tecnológico do país.

Daniel Freitas conta que pretende abraçar várias áreas para o crescimento do Brasil e do Estado. “Como empresário, quero atuar junto ao desenvolvimento econômico e tecnológico. Vejo que nosso país e, principalmente, Santa Catarina tem uma grande vocação para a área”, considera.

O deputado também promete tratar de pautas voltadas a áreas prioritárias. “Nosso país tem muitas carências e, claro, não deixarei de dar atenção especial às pautas relacionadas à infraestrutura, saúde e educação”, enumera.

O pesselista projeta atuar também alinhado aos assuntos de âmbito estadual. “Quero acompanhar de perto as pautas municipais, através de emendas parlamentares, e no combate à corrupção. Outro ponto que irei acompanhar de perto é sobre o Pacto Federativo, descentralizando e dando mais autonomia aos estados e municípios na gestão de seus recursos”, pontua.

No Congresso Nacional, Daniel Freitas ainda contará com o suporte do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, para a construção do projeto de combate à corrupção. O PL ainda está em fase construtiva, porém Freitas pretende pautá-lo logo na Câmara.

“Pretendo propor na Câmara o projeto da Lei Nacional da Integridade, que tem como objetivo principal intensificar o combate à corrupção. O desenvolvimento do projeto tem a participação do ministro da Justiça, Sérgio Moro, que gostou muito do propósito e se dispôs a contribuir e ajudar na construção da lei”, explica.

Eleito pelo mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, ele também se compromete a apoiar as propostas do Executivo. “Quero contribuir efetivamente com os projetos considerados prioritários pelo presidente, como os relacionados à reforma da Previdência, tributária, e às medidas para a segurança pública”, cita.

 

Nova política

 

A candidatura a deputado federal, segundo ele, surgiu do momento em que o Brasil passava por uma crise política e se consolidou com a possibilidade de mudanças. “Identifiquei que a falta de confiança dos eleitores nos políticos tradicionais era a oportunidade de mostrar que queria fazer a diferença, com transparência e ética. Vi isso também na nova proposta de Jair Bolsonaro, que representa a renovação e mudança, a chance de contribuir para esta nova história do Brasil e melhorar a vida de todos os brasileiros”, comenta.

“Já havia o desejo de subir mais um degrau na vida política, e a decisão de não me candidatar para mais uma vaga na Câmara de Vereadores. Há alguns anos já vinha demonstrando dentro do meu então partido (Progressistas), a vontade de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado, mas esta oportunidade nunca me foi dada”, recorda.

“Então, com o convite de fazer parte do projeto do PSL em Santa Catarina, e de concorrer como deputado federal, foi a chance de realizar meu sonho e dar continuidade ao projeto na vida pública. Sempre tive um viés político de direita, e identifiquei no PSL o espaço e reconhecimento que sempre almejei”, declara Freitas.