Na continuação da série de entrevistas com os parlamentares da Região Carbonífera eleitos e reeleitos para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e para a Câmara Federal, o Jornal Gazeta traz nesta edição reportagem com Jessé Lopes (PSL). Na primeira vez que concorreu a um cargo eletivo, o dentista recebeu 31.595 votos e garantiu uma cadeira no Parlamento catarinense.

A legislatura inicia nesta sexta-feira e se estenderá até o dia 31 de janeiro de 2023, período em que o deputado planeja legislar pela educação e ser referência em conservadorismo.

“Eu tenho muito apreço pela bandeira da educação, porque acredito que uma nação se muda pela cultura e pela educação. Então, acredito que ali seja o foco para que a gente possa mudar, de fato, o futuro do Brasil. Além disso, quero também ser uma referência conservadora e representar de fato as ideias do Bolsonaro (presidente Jair Bolsonaro, do mesmo partido) na Alesc”, Lopes.

Ele conta que já possui propostas elaboradas para apresentar, porém prefere anunciá-las somente ao assumir o cargo na Assembleia. “Tenho alguns projetos na área da educação, mas prefiro deixar para divulgar quando entregar esses projetos em mãos”, justifica.

 

Participação

 

Entretanto, a atuação deve alcançar outras áreas. “Os meus projetos serão baseados em cima das reivindicações das pessoas e de instituições, ou de vários setores, de acordo com o que tiver alinhado com o meu pensamento ideológico, meu pensamento de moralidade. No que eu puder ajudar, vou ajudar”, compromete-se.

“Desde que eu me elegi, as pessoas têm me procurado, me trazido essas demandas e eu tenho anotado todas elas. Chegando lá (na Alesc), nós vamos começar a trabalhar projetos para atender essas necessidades. Então, a princípio quem fará os meus projetos serão os meus eleitores ou mesmo a sociedade que me procura em busca de melhorias”, ressalta.

Além da defesa das bandeiras da educação e do conservadorismo, o deputado tem a meta de ser o parlamentar a gerar o menor custo. “Eu quero ser o deputado mais barato da Casa, mais transparente, o mais ativo, e com mais participação. Esses são os meus objetivos”, afirma.

 

Inspiração em Jair Bolsonaro como ponto de partida

 

O deputado e presidente do partido em Criciúma se coloca com um defensor das ideias do presidente da República, Jair Bolsonaro, e projeta ser um representante fiel do conservadorismo na Alesc.

“Eu imaginava que o PSL colocaria muitos deputados estaduais e federais pelo Brasil. Dada a onda conservadora, dada a onda do Bolsonaro. E os deputados eleitos pelo PSL que negligenciarem este fator estarão cometendo um grande erro. Eu tenho esse discernimento de saber o porquê eu fui eleito. Então, por isso que um dos meus objetivos é representar as ideias do Bolsonaro na Assembleia Legislativa. Para isso que eu fui eleito”, reitera Jessé Lopes.

Natural de Criciúma, ele ingressou na política motivado justamente pela candidatura do, então, deputado Bolsonaro. “Foi a partir da hora que o Bolsonaro entrou na concorrência presidencial. Até então, eu não tinha interesse político e nem tinha uma representatividade. Depois que conheci e comecei a acompanhá-lo, criei uma expectativa de que a política tinha jeito”, conta.

“O fato de ter me candidatado foi um processo muito natural, em nenhum momento me preparei ou trabalhei na campanha do Bolsonaro para tentar conseguir a minha candidatura. Fui impulsionado, pelos simpatizantes da causa, a colocar meu nome à disposição aqui, por eles que fui eleito. Então, minha participação foi de forma bem natural e assim quero continuar sendo: honesto, transparente e natural na Assembleia Legislativa”, garante.

 

Expectativa de uma experiência positiva na Alesc

 

Sem nunca ter concorrido a cargo eletivo, Jessé Lopes avalia a experiência como positiva até o momento e espera que continue desta forma no Legislativo catarinense. E avisa: não vai fazer parte do “toma lá, dá cá” na Assembleia.

“Minha experiência, até aqui, tem sido muito legal, muito boa. Porque tenho tido esse contato com o povo, e as pessoas depositando em mim uma confiança, uma expectativa. Isso é muito gratificante. Poder ajudar essas pessoas. O meu objetivo maior é poder fazer os trâmites legais lá dentro da Assembleia, visando a nova política”, caracteriza.

“E sempre com muita transparência ao povo, para eles ficarem por dentro do que acontece, como funciona. Para que eles possam estar tranquilos, em relação com o que eu quero produzir na Assembleia”, continua Lopes.

“Quero deixar de seguir algumas situações, que sabemos, ainda existem nas Câmaras e nas Assembleias, do ‘toma lá, dá cá’. Pretendo não segui-las e deixar isso, sempre, de forma muito transparente para o povo, como que a tramitação segue na Assembleia. Então a minha conduta será como foi na campanha e como sempre será até a honestidade me permitir chegar”, completa.