Deu a lógica

Na disputa pela presidência da Cooperaliança, deu a lógica. Reginaldo de Jesus, o Dedê, fez valer o grande apoio recebido das principais lideranças políticas e empresariais da cidade e venceu com facilidade o pleito. Fez 70% dos votos e se tornou o primeiro ex-funcionário a comandar a entidade. Ele recebeu 4.143 votos e venceu com folga Josimar da Silva, da Chapa 2, que recebeu 1.639 votos. A disputa que contou com a presença de 5.889 associados teve ainda 52 votos brancos e 55 votos nulos. A chapa de Dedê tem ainda Paulo Silva como vice e Anselmo Freitas como secretário. Fará, segundo ele, uma chapa de renovação e continuidade.  “E ao ex-presidente Jorge Rodrigues. Essa é uma chapa de continuidade do bom trabalho, mas também de inovação. Vamos trabalhar para garantir que a tarifa continue entre as mais baratas do Brasil”, promete.

Os desafios

Dedê lembrou ainda que um dos desafios é trabalhar em Brasília para tentar reduzir os chamados encargos setoriais. “Que pesam muito no custo da cooperativa e acabam impactando sobre o valor da tarifa. Claro que nem tudo é culpa deles. Temos que fazer a nossa parte e o que prometo é dedicação e empenho”.

Tempo integral

Sem outros compromissos fora da cooperativa, Reginaldo de Jesus vai extinguir o cargo de gerente administrativo e cuidará ele mesmo dos principais assuntos. “Será dedicação em tempo integral e por isso não há necessidade de um gerente administrativo. Temos uma responsabilidade muito grande com os associados e com as entidades e vamos honrar cada voto”.

Eleição tranquila

O clima foi quente, claro, mas a eleição foi tranquila. Não houve registro de incidentes, de contestações. Foi um dos pontos positivos de toda a movimentação de sábado.

Foi além

Josimar da Silva agradeceu logo após o pleito os votos recebidos durante a disputa e, quero crer, tenha se surpreendido como o resultado. Muitas apostas nos bastidores indicavam que ele não passaria dos 500 votos. Teve o apoio de alguns nomes que estavam cotados para outras chapas e de ex-funcionários que deixaram a cooperativa na gestão de Jorge Rodrigues, mas ainda assim fez mais votos do que se imaginava.

Consórcio

Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, no comandante da Amrec quer criar um consórcio entre todos os municípios da região para assegurar compras de itens diversos pelas prefeituras. Entendimento é que vai assim conseguir comprar mais barato e economizar recursos importantes. A experiência já existe na saúde, mas levará tempo para ser efetivado na prática.

Pode ir a Brasília

Ex-prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre, pode acabar em Brasília. A chance de isso se concretizar passa por uma vitória de Esperidião Amin na presidência do Senado. “Não quero um cargo, quero produzir, colaborar”, afirma Alexandre. Ele era cotado para assumir uma vaga na Amrec, mas foi preterido por Acélio Casagrande.

Pisando em ovos

Seja na eleição da cooperativa, seja na entrevista de um candidato, ninguém quer fazer qualquer reparo ao Governo Federal. É nítido o temor dos políticos de terem a imagem arranhada por qualquer comentário contra o governo do capitão.

Semana de posse

Sexta-feira é dia de posse dos deputados. Amanhã falo mais sobre isso.

Combate à corrupção

Uma lei sancionada pelo governador Carlos Moisés cria novos mecanismos de combate à corrupção no serviço público a partir do Programa de Integridade e Compliance (termo de origem inglesa que remete a agir de acordo com regras e procedimentos estabelecidos). A medida estabelece um conjunto de normas éticas para prevenir possíveis desvios, prioriza a transparência pública, fomenta a cultura de controle interno da administração e cria um código de conduta do servidor. O programa ainda incentiva a inovação e a adoção de boas práticas de gestão pública, além de estimular o comportamento íntegro dos servidores públicos e agentes políticos. “A lei visa corrigir erros e evitar fraudes na administração pública. Ela também expressa o comprometimento do Estado com o combate à corrupção”, afirmou o governador.

Epagri

A funcionária de carreira Edilene Steinwandter é a nova presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. (Epagri). Edilene tem 17 anos de serviços prestados à companhia e será a primeira mulher a ocupar a presidência. Em reunião com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Pesca, Ricardo de Gouvêa, o governador Carlos Moisés da Silva e a nova presidente já discutiram os primeiros encaminhamentos para tornar a atuação da empresa ainda mais eficiente.

Reforço na saúde

O prefeito Rogério Frigo, acompanhado da secretária de Saúde, Maristela Vitali, recebeu os três médicos, sendo dois do programa Mais Médicos e um do processo seletivo do edital n 002/2018, que passam a exercer sua profissão na rede municipal de saúde de Nova Veneza. Além deles, 12 profissionais irão atuar como nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta, auxiliar administrativo, auxiliar odontológico, técnica de enfermagem e agente de serviços gerais. Recebidos no gabinete, os novos profissionais reforçam as equipes nas unidades básicas de saúde do município.