A assembleia geral ordinária da Cooperativa Aliança – Cooperaliança, de Içara, terá início nesta sexta-feira, quando os associados vão deliberar sobre questões financeiras, e seguirá aberta no sábado, quando serão eleitos os novos componentes do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e os delegados junto à Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina (Fecoerusc). A posse ocorrerá logo após a totalização dos votos e anúncios dos escolhidos.

Nos dois dias, a assembleia ocorrerá no ginásio da escola Salete Scotti dos Santos, na área central da cidade. A estrutura para receber os sócios da cooperativa começou a ser montada durante esta semana.

Nesta sexta, a primeira convocação se dará às 17 horas, com a presença de dois terços dos associados (são mais de 39 mil no total), às 18 horas em segunda convocação com a presença de metade mais um dos cooperados ou às 19 horas em terceira e última convocação com a presença de no mínimo dez associados.

A ordem do dia envolve a prestação de contas do Conselho de Administração, acompanhado de parecer do Conselho Fiscal referente ao exercício de 2018, além da destinação das sobras apuradas no exercício, fixação de pró-labore e cédula de presença às reuniões do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e delegados, plano de investimentos para o exercício de 2019, plano de aplicação dos recursos do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (Fates), autorização para alienação de bens móveis, entre outros assuntos.

 

Direito a voto

 

A eleição começa, então, às 8 horas de sábado, estendendo-se até as 17 horas. Para exercer seu direito de voto, o associado deverá se apresentar munido de documento com foto que o identifique e estar rigorosamente em dia com as obrigações junto à cooperativa.

No caso das empresas, para exercer direito de voto, deverão apresentar contrato social original ou cópia autenticada para comprovação do representante legal. As entidades associadas, para exercer direito de voto, deverão apresentar livro de atas ou estatuto social original (cópia autenticada), para comprovação do representante legal.

Débitos em atraso quitados em agentes arrecadadores nesta sexta-feira deverão ser comprovados mediante a apresentação da nota fiscal de fornecimento de energia elétrica à secretaria da assembleia/eleição. Débitos em atraso quitados em agentes arrecadadores no sábado não habilitam a exercer direito de voto.

 

Duas chapas se apresentam para a disputa

 

O prazo para inscrição de chapas interessadas em concorrer às eleições da Cooperaliança terminou no último dia 15 e duas nominatas se apresentaram para a disputa.

A primeira a se inscrever, Chapa 1 – Dedicação e Compromisso, é encabeçada por Reginaldo de Jesus, o Dedê, ex-gerente da concessionária de energia elétrica, tendo como vice Paulo da Silva e Anselmo Freitas como secretário.

“Desde a montagem da chapa, nós tivemos bastante reuniões com empresários para ter o apoio deles. Porque eu queria montar uma chapa com um perfil empresarial. No começo foi um pouco difícil, porque eu não tenho um nome conhecido, não sou da política e vim de uma família humilde. Mas, aos poucos, a gente foi conquistando a adesão de empresários”, afirma Reginaldo de Jesus.

“Acredito que a grande maioria dos associados está contente com o preço atual das tarifas. Claro que eu não sei o resultado das urnas. Mas foi uma campanha sem custos, ao contrário do que a outra chapa diz. Não usamos outdoors e nem partidos políticos. Foi uma campanha totalmente diferente”, declara o candidato.

Ele cita as bandeiras que pretende defender, caso eleito. “De início, o contato com o Governo Federal para subsidiar o preço da tarifa. Ampliar a estação da Sanga Funda, que neste verão quase não deu conta. Para o próximo, precisamos ampliar o transformador. Primeiro conseguir o subsídio com o Ministério de Minas e Energias, através dos deputados aqui da região. Segundo ampliar a estação. E por fim, continuar na redução da tarifa, que hoje é a sexta mais barata do Brasil, e melhorar a qualidade da distribuição”, aponta.

 

Oposição

 

A segunda, Chapa 2 – Aliança da Mudança –, que se coloca de oposição à atual administração, é composta por Josimar da Silva como candidato a presidente, com Rogério José Cardoso de vice e Renato Novelli de secretário.

“Nossa campanha está extremamente positiva. Nós estamos indo às casas, às ruas conversar com a população, que existe uma eleição, apesar de ser fechada em um único local, e que existe uma oposição à atual chapa. E que agora é a hora da mudança com a Chapa da Aliança. Está muito positiva a campanha, estou bem esperançoso, porque, se caso todas as pessoas que conversamos e nos disseram que vão votar na gente efetivamente votem, podemos vencer”, avalia Josimar da Silva.

Ele também projeta as ações a serem empreendidas caso obtenha a vitória nas urnas. “Primeira coisa quando eu chegar lá vai ser ‘abrir a caixa-preta’ da Cooperaliança, fazer uma auditoria dos últimos oito anos, se possível, dos 20 anos. Segundo: ter total transparência com o sócio e consumidor. Eles vão saber para onde vai o dinheiro, vão saber tudo que acontece. Total transparência”, lista.

“Economizar vai ser outro foco. Vou começar por mim. Eu vou baixar meu salário 50%. Hoje o presidente (da cooperativa) ganha R$ 18 mil. Vou baixar para R$ 9 mil. Outra coisa: comprar direto de fábrica, buscar o melhor preço. Enxugar a máquina mesmo. Com isso conseguimos redução de gastos e, consequentemente, o aumento de lucros. O associado pode ter participação nesse lucro ou podemos reduzir o valor da tarifa”, projeta.