As posições de Josimar

Candidato do PSL à presidência da Cooperaliança, Josimar da Silva foi entrevistado nessa quarta-feira pelo Carlos Felipe na Difusora. Aproveitou o momento para apresentar suas propostas para a administração da entidade, mas também disparou contra o prefeito Murialdo Gastaldon e criticou também o braço social da cooperativa. Sobre o prefeito, afirmou que Murialdo tem obrigado servidores a fazer campanha para a Chapa 1 e comprado votos. Sobre o braço social da cooperativa, em especial o Fates, Josimar afirmou que irá suspender todo o recurso repassado para instituições, incluindo os que são repassados ao Hospital São Donato. A eleição que define o comando da cooperativa será realizada neste sábado.

Voltando a trás

Governador Carlos Moisés voltou atrás e vai regulamentar o uso do nome social em Santa Catarina. Ele vetou na semana passada um projeto de lei da Alesc, alegou questões técnicas, mas agora vai regulamentar o assunto através de um decreto, que deve ser editado nos próximos dias.

Saldo positivo

Como já era esperado, o mês de dezembro teve saldo negativo na geração de empregos na região, no Estado e no país. Culpa dos desligamentos tradicionais com o fim dos contratos temporários. Mas na análise dos últimos 12 meses, o saldo acabou positivo, quebrando uma sequência de três anos seguidos com mais demissões que contratações. Na Amrec, 2018 teve saldo positivo de 1.601 novos postos de trabalho. Em Santa Catarina, o saldo positivo foi de 39.647 vagas ao longo do ano e no Brasil o saldo positivo em 2018 foi de 421.078.

Destaque para Criciúma e Içara

Entre os municípios da Região Carbonífera, destaque para Criciúma. A principal cidade da região gerou 968 vagas ao longo dos últimos 12 meses. Em seguida aparece Içara, com 305 novos postos de trabalho. Orleans também gerou 305 vagas. Cocal do Sul conseguiu gerar 131 vagas. Lauro Müller gerou 132 vagas, Siderópolis 28 e Urussanga com 199 vagas.

Negativos

Nas cidades com saldo negativo aparecem Forquilhinha (-157), Morro da Fumaça (-135), Nova Veneza (-147) e Treviso (-28).

Esgoto

O valor cobrado pela taxa de esgoto em Criciúma foi pauta de reunião realizada na tarde dessa quarta-feira, no Paço Municipal Marcos Rovaris. Em busca da redução de 40% da tarifa, que é de 100% do valor da água, o prefeito Clésio Salvaro se reuniu com a futura presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos. A possibilidade de reduzir os valores será apresentada pela estatal ao Governo de Criciúma no dia 28 de fevereiro, às 14 horas, em reunião agendada na sede da Casan, em Florianópolis.

Argumentos

“Criciúma tem um contrato com a Casan, que é importante para a cidade. Mas os criciumenses também merecem um serviço de qualidade”, comenta Salvaro. “O que estamos reivindicando é um desconto imediato de 40% da taxa de esgoto, além de 7% de royalties para investimentos. Hoje, quem gasta R$ 100 de água, em locais que possuem a rede de esgoto da Casan, acaba gastando mais 100% de tarifa de esgoto. Em outros municípios catarinenses, alguns deficitários, não é assim. Estabelecemos uma data e a Casan vai ter até o último dia de fevereiro para resolver esse caso e reduzir a tarifa”, complementa.

Leilão

O Governo de Cocal do Sul irá realizar no dia 18 de fevereiro um leilão público presencial e online. Um total de 11 lotes de veículos de propriedade do município estarão disponíveis para os lances. O leilão terá início às 9 horas, no pátio da nova Secretaria de Obras, localizado na rodovia SC-442, Área Industrial 2. Conduzirá os trabalhos a leiloeira Michele Pacheco da Rosa Sandor. Todos os bens poderão ser vistoriados pelos interessados todas as segundas e terças-feiras que antecedem o certame, das 7h30min às 11h30min e das 13 às 16 horas ou no dia do leilão até as 8h30min. As visitas serão acompanhadas por integrantes da Comissão Municipal de Leilão. Serão leiloados caminhões, ônibus, trator, retroescavadeira, roçadeiras e sucata de eletrônicos e mobiliário.

Alinhando ações

O Governo de Santa Catarina promoveu nesta semana a primeira reunião do colegiado ampliado, que inclui tanto secretários da administração direta e representantes das entidades da administração indireta, como empresas públicas, autarquias, fundações e sociedades de economia mista. O encontro, em Florianópolis, serviu para alinhar as ações dentro das diretrizes estabelecidas desde o primeiro dia da nova gestão. “Trabalhamos as ações que estamos implementando, tanto as economias na máquina pública quanto a melhoria da eficiência. A reunião também foi importante para fazer com que os secretários se conheçam e tenham informações sobre a estrutura das demais pastas”, explicou o governador Carlos Moisés da Silva.