Mais números

Novos números divulgados nessa terça-feira mostram o quão positiva é a fase da economia de Içara. O crescimento foi de quase 20% em comparação com o ano anterior e estabeleceu um recorde. Foi a maior movimentação positiva da balança comercial da cidade desde 1997. O maior volume de exportações da história mostra que Içara criou o clima positivo, necessário para que sua economia floresça. Torcida é para que o cenário se repita em 2019, mas que isso ocorra também em cidades vizinhas. Com a confirmação de novos investimentos que estão por vir, Içara vai se configurar no grande centro de desenvolvimento do Sul.

Encontro

Ainda sobre economia. Nesta quinta-feira os técnicos do Sebrae têm encontro em Içara. Na pauta da reunião com o secretário Paulo Brígido, a implantação do projeto Içara Cidade Empreendedora.

Menos recurso

Ainda depende da decisão do ministro Luiz Fux, mas a saúde de Santa Catarina deve começar o ano perdendo recursos. O Governo de Santa Catarina encaminhou pedido ao Supremo para que suspenda a decisão da Assembleia Legislativa que ampliou os investimentos em saúde. Para este ano, o governo deveria aplicar pelo menos 15% de sua receita na pasta, mas alega que não é possível. Segundo a justificativa encaminhada pelo secretário Paulo Eli, se a regra for cumprida, o Estado vai ter que tirar dinheiro de outras pastas prioritárias, como a segurança pública. Mais uma vez caberá aos municípios suprir o que é compromisso do Estado e que há muito tempo não é feito.

Transplante

O agendamento para transplante de rins no Hospital São José deve iniciar em 15 dias. A informação é resultado de ida a Brasília de uma comitiva da região. A realização de transplantes no São José é um velho anseio da instituição e também das lideranças do Sul.

 

Nova sede

O presidente do Legislativo de Criciúma, Miri Dagostin, que acompanhou a comitiva em Brasília, aproveitou a passagem pela capital federal para conversar com o Ministério Público do Trabalho. Quer logo a cessão de uso da antiga estrutura do Ministério do Trabalho de Criciúma. É para lá que vai se transferir a Câmara de Criciúma.

Veto

O deputado estadual Rodrigo Minotto ainda não engoliu o veto do governador Carlos Moisés da Silva ao Projeto de Lei 184.2/2015, de sua autoria, que obriga a publicidade da agenda do poder Executivo. O parlamentar pedetista lamenta o que considera “um equívoco”, em um momento que a sociedade clama cada vez por mais transparência dos órgãos públicos e agentes políticos. A proposta aprovada em dezembro na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) determina a divulgação eletrônica com antecedência de 24 horas da agenda do governador, vice, deputados e demais agentes públicos, com o objetivo de dar mais transparência aos atos do Governo do Estado. Minotto considera as justificativas para o veto “frágeis”. “Em âmbito federal, a agenda dos ministros de Estado e do próprio presidente é pública, conforme estabelece a Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) e a Lei 12.813/2013, que tratam do assunto. O veto a este projeto é incompreensível e vamos trabalhar para derrubá-lo no plenário da Assembleia Legislativa”, enfatiza o deputado.

Horário

A prefeitura de Cocal do Sul voltou a atender em expediente normal, pela manhã e à tarde, nessa terça-feira. O decreto 21/2019, que antecipou o término do horário de verão nas repartições públicas, foi assinado pela prefeita em exercício, Cirlene Gonçalves Scarpato, a Aninha, na segunda-feira, em virtude da demanda de serviços e obras que estão em execução no município. “Nos últimos dias, Cocal do Sul foi atingido pelas cheias e precisamos com urgência realizar os reparos necessários. Além disso, estamos iniciando a obra de drenagem na rua Paulino Búrigo, no Centro, que também é imprescindível para combater os alagamentos que acontecem há mais de 20 anos no local. O Governo também segue um cronograma de obras de pavimentação que requer trabalho integral e rendimento primando pela agilidade, qualidade e resultado das ações, sem prejudicar a população. Esperamos a compreensão de todos”, afirma Aninha.

Construindo

O prefeito Clésio Salvaro assinará na noite desta quarta-feira a ordem de pagamento da aquisição do terreno onde será construída a nova unidade básica de saúde do bairro Mina do Toco, em Criciúma. A cerimônia será realizada às 19 horas, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris. Além da nova unidade, a comunidade será beneficiada com a construção de um centro comunitário. A Lei Municipal nº 7.390, autorizando a desapropriação da área, foi aprovada em 20 de dezembro do ano passado. O terreno, localizado na rua Zeferino Pelegrini, mede aproximadamente 1,2 mil metros quadrados e foi adquirido por cerca de R$ 120 mil.