Baldissera secretário

O convite está feito. Resta agora aguardar a resposta do vereador Geraldo Baldissera. Ele foi convidado pelo prefeito Murialdo Gastaldon para assumir a Secretaria de Serviços Urbanos da cidade. Se aceitar, Higor Robetti volta à condição de vereador. Seria uma das mudanças apontadas por Murialdo em sua minirreforma de secretariado. A aposta em Geraldo é por conta de seu passado recente na Secretaria de Obras. No primeiro mandato de Murialdo, ele fez um trabalho de muita qualidade e colaborou muito com o governo. Governo precisa de um gás novo na pasta e entende que o nome ideal é Geraldo. No Paço, a avaliação é de que, se ele aceitar, terá novamente o reconhecimento da cidade.

Nas comissões

Alex Michels vai mesmo ficar com o comando da Comissão de Constituição e Justiça na Cãmara de Vereadores em Içara. É comissão estratégica, que precisa de fato de alguém com desenvoltura e que também garante ao titular da função destaque em meio aos demais integrantes do Legislativo. Se continuar na Câmara, Baldissera vai assumir a Comissão de Orçamento. Lauro Nogueira vai ficar com a Comissão de Serviços Públicos e Laudo Calegari, com a Comissão de Saúde.

Papel importante

Os presidentes de comissão terão papel fundamental ao longo do ano, principalmente por conta dos debates importantes que devem ser travados ao longo do ano na Casa. Entre as pautas previstas para o ano, destaque para o Plano Diretor, que precisa ser resolvido de vez.

Planejamento

Mesa Diretora da Câmara teve encontrou na última sexta-feira. Na pauta, o planejamento do ano na Casa. Promessa é de um Legislativo mais ativo e mais próximo da comunidade.

Vai começar

Passada a eleição da cooperativa, vão começar as especulações para as eleições municipais do próximo ano. Içara é a cidade que mais cresce na região, cresce acima da média estadual e tem se desenvolvido de maneira diferenciada. E esse crescimento é comprovado em números, não há o que discutir. Por isso, quando se começar a falar de eleição municipal, tem que se ter em mente que, indenpendente de quem seja o novo prefeito, de quem sejam os candidatos, eles precisam assumir o compromisso de, no mínimo, manter a cidade no ritmo que se encontra.

Contagem regressiva

Semana será de muita movimentação nos bastidores. São os últimos ajustes para definir o comando da Cooperaliança. Disputa fica entre a chapa de Reginaldo de Jesus, com proposta de inovar na gestão e na prestação de serviços da entidade, e no grupo do PSL. Os seguidores de Bolsonaro defendem uma gestão transparente e que seja marcada por auditorias no histórico recente da entidade. Depois de muitas dificuldades e de muita reclamação por conta da energia com valor elevado, a cooperativa vive um bom momento e já volta a projetar crescimento.

Visitando

O governador Carlos Moisés e a vice Daniela Reinehr realizaram mais uma sequência de visitas a secretarias de Estado na última semana, em Florianópolis. O roteiro visa conhecer a estrutura do governo. “Mais que um gesto de reconhecimento ao trabalho dos servidores é também uma ação que já desperta a necessidade de mudar o que está errado, corrigir mecanismos que atrapalham a eficiência do Estado. A troca de informações que ocorre em cada visita é fundamental para aprimorar o modelo de gestão que queremos conduzir a partir de agora”, enfatizou Moisés.

Prejuízos

O Governo de Nova Veneza divulgou os números preliminares dos estragos causados pela enxurrada da última quinta-feira. Foram contabilizados prejuízos que ultrapassam R$ 2 milhões. Os dados apontam 290 residências, comércios atingidos, seis quilômetros de estradas vicinais de chão batido e 3,5 quilômetros no perímetro urbano comprometidos e oito pontes danificadas. Com os pontos de alagamentos, três famílias precisaram deixar as suas residências e 12 famílias ficaram isoladas na localidade de Sanga Curta, interior do município. Também três empresas, além de 28 unidades de comércio e serviços, foram atingidas. Chegam a 11 os bairros com registros de pontos de alagamentos: Centro, Bortolotto, Nossa Senhora de Lourdes, Eliza, Bortoluzzi, São José, Baixada, São Bento Alto, São Bento Baixo, Rio Cedro Médio e Sanga Curta, no interior do município.