Seminarista participa de missão na África

O Comitê do Regional Sul 4 da CNBB organizou, durante todo o ano de 2018, o projeto férias missionárias, intitulado Missão Anunciação. O grupo partiu no dia 17 de dezembro e chegou por volta das 23 horas do dia seguinte em Guiné Bissau, país onde acontece a experiência missionária. No dia 17, houve a missa de envio com o arcebispo metropolitano de Florianópolis, bem como padres e familiares presentes. Esta experiência conta com a participação de dez seminaristas e sete leigos, missionários do Estado de Santa Catarina. No grupo, está o seminarista da Diocese de Criciúma, Guilherme Bada Duzioni, do quarto ano de Teologia. A missão acontece até 22 de janeiro. Será uma experiência de 36 dias de missão ad gentes.

Uma iniciativa ousada, mas confiando na mão de Deus que os guarda, eles se lançaram
confiantes e com o coração cheio de felicidade em realizar tal experiência. Missão é sair de si mesmo, a fim de encontrar o outro; é deixar ser encontrado por Deus; é ser, de Deus, instrumento para a alegria e a paz entre os povos. Sacrificam suas férias, período muito caro para eles, do Natal e tempo de ficar em casa com a família, mas creem que necessitam sair da comodidade para se colocar numa perspectiva de Igreja em saída, como Deus tem pedido através de nosso santo padre Francisco.
Realizarão, neste período, inúmeras atividades de evangelização, seja catequeses, momentos com as crianças, ajuda na área da educação na escola que lá existe. Levarão muitas doações que receberam no Brasil para esta missão.
São acolhidos pelo projeto de missão ad agentes da comunidade católica Divino Oleiro, que já existe há alguns anos lá. Ela atua com leigos consagrados e um padre. Desenvolvem a
evangelização como primeiro anúncio. A missão administra uma escola, um hospital e concede muitos auxílios sociais em vista da pobreza extrema da realidade. O país possui em torno de 50% da população pertencente a religiões primitivas; 40% de mulçumanos e apenas de 10% de cristãos.

Beneditinas celebrarão jubileu de 12 religiosas em Nova Veneza

Um grande momento de júbilo é aguardado e está sendo preparado pela Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, na Diocese de Criciúma. No dia 13 de janeiro, às 9h30min, na Igreja Matriz São Marcos, em Nova Veneza, a Congregação celebra o jubileu de consagração religiosa de 12 irmãs. As religiosas Claudete Jaguszeski, Rita Aparecida Jaguszeski, Ivonete Tavares dos Santos e Zeli Fernandes da Silva celebrarão seus 25 anos de consagração. Já as religiosas Narcisa Soibetert e Maria Madalena Paz celebrarão 50 anos. Outras cinco religiosas celebrarão 60 anos de consagração. São elas: irmãs Cláudia de Mattia, Cezira Zanette, Henrica Stanger, Maria de Lourdes Weber e Nelcy Thereza Rigoni. Com tempo mais longo de vida religiosa, celebrará 70 anos de consagração a irmã Anna Thereza Zanellato. Toda a comunidade é convidada a participar da missa em ação de graças.